ANTA É ENCONTRADA FERIDA NO MORADA DA PRAIA

Fotos enviadas ao Extra pela equipe do Morada da Praia

O animal estava com ferimentos na pata e numa das costelas, o que o impossibilitava de se mexer; os primeiros socorros foram realizados e a anta está sob os cuidados do Instituto Gremar

O Morada da Praia na sua pauta de trabalho, sempre realiza ações ligadas à preservação do meio ambiente local. Inclusive, a equipe da Bio conscientização, já vinha catalogando a fauna e a flora local, bem como também realizaram a medição de PH das águas lacustres e fluviais, além da realização de outros cuidados relacionados à natureza pertencente ao loteamento.

Além do referido trabalho, ocorreu na quadra 105 do Morada, numa área de mata do loteamento, o caso de uma anta que foi encontrada ferida. Ela estava imóvel, inclusive. Uma equipe da associação abordou o caso e logo acionou o Departamento de Operações Ambientais – DOA, além de uma veterinária especialista em animais silvestres que também esteve presente. De acordo com Raimundo Amaral, fiscal do Morada da Praia, o animal estava com ferimentos numa das costelas e outro na pata. Inicialmente ele ecebeu os primeiros socorros, sendo sedado, removido de forma adequada, tratado e passa bem.

Assim que possível, será liberado para retornar à natureza. A anta, no caso, uma fêmea, foi entregue ao cuidados do Instituto Gremar. A mencionada equipe da Bio conscientização do Morada, afirma que o animal vem sendo observado por eles e já é velho conhecido de muitos moradores que o avistaram dentro e no entorno da área local. A anta é de grande porte, o que não a torna difícil de ser notada.

FORÇA TAREFA NO PARQUE

Uma equipe da associação do Morada da Praia, guardas da Fundação Florestal e a Polícia Ambiental realizaram uma força-tarefa na área do Parque Estadual das Restingas de Bertioga – PERB, no entorno do loteamento. Esse trabalho já vinha sendo realizado, contudo, a tendência é de ser intensificado, devido o local vasculhado pelos agentes ser notoriamente, uma área onde caçadores de animais silvestres atuam ilicitamente. O intuito é o de prendê-los assim como também os palmiteiros.

Armadilhas, bom rancho e cartuchos de espingarda, foram encontrados pelos agentes

Conforme o já referido Raimundo Amaral, é muito válido lembrar que é proibido adentrar essas áreas de mata sem a devida permissão. A ação aconteceu no dia 15 de junho. As equipes encontraram armadilhas e cartuchos de espingarda calibre 28, provavelmente usados pelos caçadores na tentativa de abate de algum animal, além de um rancho, onde foram encontradas até panelas, para cozinhar no local. O rancho e as armadilhas foram destruídos pelos agentes da operação que já avisaram logo realizar outra caçada aos infratores na mata.