VEREADOR GUARUJÁ FALA DA SUA TRAJETÓRIA POLÍTICA E CHAMA ATENÇÃO PARA AÇÕES EM PROL DA SAÚDE E SEGURANÇA PÚBLICA

O vereador Gilmar Barbosa

O vereador Gilmar Barbosa, o “Guarujá”, 43 anos, mora em Bertioga há 24 anos no Bairro Chácaras. “Desde que vim para a cidade, eu resido no mesmo endereço: Rua 10 – Aprovada 619, a rua onde moro e tenho orgulho de falar que sou da Chácaras Vista Linda. A época em que eu cheguei, o prefeito era o Dr. Lairton Goulart, médico conceituado e muito querido pelo povo”, ele lembra.

O parlamentar é natural de Ipiaú, cidade do interior da Bahia, que no início do mês teve repercussão na imprensa nacional e internacional por também ser terra natal do ortopedista Perseu Ribeiro Almeida, um dos três médicos mortos no último dia 5, quinta-feira, no ataque a tiros em um quiosque na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. “Espero que as autoridades esclareçam com celeridade esse crime bárbaro”, disse o vereador Guarujá.

Ele conta que veio de Ipiaú com 13 anos de idade direto para morar na cidade que lhe rendeu o apelido (Guarujá). “Quando estava com 19 anos eu vim trabalhar na Riviera de São Lourenço, o deslocamento de Guarujá para o trabalho era cansativo, então decidi mudar para Bertioga e aqui estou até hoje. Tenho muito orgulho de fazer parte da gestão, de defender a bandeira de Bertioga e desse povo acolhedor, guerreiro e batalhador”, declara o vereador.

EM PROL DA COMUNIDADE

Guarujá lembra que quando veio morar na Chácaras Vista Linda, na localidade não existia nenhuma associação de bairro. “Mais tarde surgiram algumas associações mas, depois de um certo tempo elas pararam de atuar e a comunidade ficou de novo sem representação. Foi então que eu e alguns amigos começamos a fazer trabalhos voluntários para apoiar a população, de alguma forma, a gente conseguia ajudar os moradores e aí eles propuseram que eu concorresse a presidência da associação de bairro”, conta Guarujá.

Da primeira vez em que Guarujá disputou a presidência da associação de moradores da Chácaras Vista Linda, a cerca de oito anos atrás, ele foi eleito com 480 votos. Concorreu a segunda vez e foi reeleito. Incentivado por amigos, candidatou-se a vereador em 2016 e obteve nas urnas 505 votos, soma que lhe garantiu a suplência e o confirmou como liderança política na cidade. Voltou a concorrer a presidência da associação de moradores da Chácaras Vista Linda e foi mais uma vez eleito, surpreendendo com 798 votos.

Nas eleições municipais de 2020, Guarujá volta a concorrer a uma das cadeiras do Legislativo e é eleito vereador. “Graças a Deus, o povo sempre confiou em mim”, afirma. Sempre envolvido com a causa social, atualmente ele estende o seu trabalho para todas as localidades de Bertioga, do Caiubura a Boraceia. “Eu gosto de trabalhar o social porque é uma bandeira que a gente segura com o coração, que faz a gente se sentir feliz e recompensado. O social agrega esportes, cultura, lazer e educação e eu considero que isso é o que salva vidas”, afirma o parlamentar.

CIDADANIA E POLITICAS PÚBLICAS

“Busco atender todas as pessoas que procuram minha assessoria, meu gabinete online ou vêm conversar diretamente comigo. A gente sabe que o Poder Público, através de suas secretarias competentes, tem a prerrogativa e a obrigação de assistir essas pessoas. E agimos para estreitar esse caminho entre o governo e o cidadão, para que os serviços públicos cheguem ao povo e atenda às suas necessidades. Esse é um dos nossos trabalhos, até porque sozinho a gente não chega em lugar nenhum”, ressalta o vereador Guarujá.

Pai de um casal de filhos, Matheus (de 21 anos) e Sofia (de 15 anos, prestes a completar 16), o vereador Guarujá é casado com Cinthia dos Santos Sena. Filiado ao Partido Republicanos, ele diz sentir-se confortável na legenda. “É o partido do governador Tarcísio de Freitas e é um dos partidos da base de apoio do Governo Municipal. O prefeito Caio Matheus é um homem que inspira muita confiança a todos nós, tenho certeza de que ele encontrará a melhor forma de Bertioga continuar avançando no caminho certo, com ações voltadas para o empreendedorismo e o social”, comenta.

O vereador Guarujá lembra que a segurança pública é uma responsabilidade compartilhada entre os governos federal, estadual e municipal. “Cada esfera do governo tem o compromisso de realizar investimentos para melhorar esta área”, disse. “Em breve, a nossa guarda municipal vai contar com mais 100 agentes. Porém, o efetivo da Polícia Militar na cidade é pequeno, a população cresceu muito e a gente precisa de mais policiais militares nas ruas. E isso é atribuição do governo estadual”, ele considera.

Quanto a área da saúde, Guarujá afirma que até o próximo ano as obras do Hospital Municipal estarão concluídas. “Haverão mais leitos, UTI’s, cirurgia de alta complexidade, o nosso hospital vai se tornar referência para o SUS e na região. A secretária de saúde Rebeca Barufi é uma profissional extremamente competente e que conhece muito bem o município”, finaliza.