PREFEITURA FECHA PASTEL DO TREVO, MAS EMPRESÁRIO ENTRA COM RECURSO NA JUSTIÇA

Para o proprietário do estabelecimento, o ato foi uma sequência de uma coação iniciada num pedido de propina nas eleições que reelegeria o prefeito bertioguense

Foto antiga de Donizete com o apresentador Datena, em frente ao Pastel do Trevo

No cumprimento da promessa dos agentes públicos, segundo Donizete Aparecido da Silva, 64 anos, proprietário do Pastel do Trevo, cerca de 30 anos de funcionamento deste referido estabelecimento foram interrompidos pelo poder público, devido ao projeto do portal da entrada da cidade, sendo esse o argumento da municipalidade para retirar o trailer do pastel do local.

Entretanto, para o empresário, mais conhecido por Donizete do Pastel, este foi um ato de vingança por conta de ele ter denunciado José Santa Maria Dias, vulgo, Perninha por este indivíduo ter pedido a quantia de R$50 mil, alegando que seria para a campanha da candidatura do prefeito reeleito Caio Matheus. Porém, o valor que foi fechado entre eles à época, ficou em R$10 mil, num caso em que Donizete diz que não tinha a quantia pedida. Ele realça que se sentiu coagido, sob a ameaça de o governo municipal retirar seu estabelecimento da localização onde estava funcionando atualmente na esquina da Avenida 19 de Maio com a Rodovia Rio-Santos.

Mas, Perninha foi registrado pelo empresário em gravações de vídeos no momento em que recebeu o dinheiro. Neste momento, ele que já havia falado ao Donizete que assessorava o presidente da Câmara de Bertioga, Antonio Carlos Ticianelli, o Carlos da Funerária e o prefeito, Caio Matheus, ambos tucanos do (PSDB), novamente os envolveu na conversa. Afirma-se que perninha está sumido da cidade. Tanto o prefeito quanto o vereador argumentaram que o praticante de extorsão não trabalha para eles e, nunca trabalhou. Contudo, várias são as fotos em que o trio (Perninha, prefeito e vereador) aparece junto e misturado. No caso, visitando obras da municipalidade, falando ao microfone em eventos, entre outras fotografias que registram algum tipo de envolvimento entre os três.

Seja realmente para construção do portal de entrada da cidade ou por vingança, a paralisação do comércio aconteceu. Inclusive, é válido lembrar que este estabelecimento virou uma atração turística de amplitude nacional, sendo visto inclusive, em vários programas de TV. O fechamento do Pastel do Trevo aconteceu na manhã de sábado, dia 12 de junho, com a administração emitindo três multas contra o comércio e a proibição de abrí-lo.

Todavia, Donizete acionou um advogado que no dia 15 de junho entrou com mandado de segurança para assegurar o ponto comercial a voltar ao trabalho no mesmo local. Ele e seu advogado estão confiantes de que vão conseguir uma liminar para continuar a atividade. “Ninguém pode ser proibido de trabalhar honestamente. Desta vez, eles foram lá, quebraram bancos, arrancaram árvores, no caso coqueiros que estavam plantados aqui por mais de 20 anos e nem levaram em consideração que eu tenho um documento de usucapião que me ampara no sentido de eu poder trabalhar no local até que exista um projeto para esta área. Para mim, este projeto não existe, não foi apresentado até agora”, conta o empresário.

Os governistas argumentam que o fechamento do Pastel do Trevo, fica por conta de o comércio atrapalhar o futuro portal de entrada da cidade, cujas as obras já começaram, embora o empresário local afirme que não foi lhe apresentado o projeto. Porém, a boca do povo está falando que na verdade, a área, que envolve não somente onde está situado o Pastel do Trevo, como também toda uma área que fica atrás deste estabelecimento, onde antigamente ficava situado um campo de futebol, já está sendo uma carta marcada em favor de uma construtora que investiu muito dinheiro na campanha do atual alcaide municipal, que beneficiaria esta empresa que estaria por realizar obras comerciais no espaço em questão, desta forma, sendo recíproco na troca de favores.

RELEMBRANDO O CASO

Perninha quando aparece no vídeo gravado por Donizete, o qual apareceu em várias emissoras de TV, diz que todos os empresários contribuem cada um com um pouquinho e, cabe a ele intermediar a situação, passando em cada estabelecimento e pedindo as quantias para a campanha política do prefeito. Ele ainda chegou a afirmar que, a municipalidade trabalharia para melhorar a vida destes comerciantes, colaboradores da à época, luta pela reeleição de Caio Matheus.

Mas o empresário, após ser notificado de que teria que mudar o seu trailer de lugar, decidiu publicar o vídeo nas redes sociais, o qual virou um escândalo publicado também em vários veículos de imprensa, tanto impressos, quanto digitais e televisivos. O fato é que o caso está sendo investigado pela Polícia Civil de Bertioga e pelo Ministério Público de SP.