MORADA DA PRAIA ESCLARECE FUNCIONAMENTO DO CONTROLE DE ACESSO NA PORTARIA

O gerente de segurança local explica sobre a tecnologia aplicada na portaria

Com relação à segurança no loteamento fechado Morada da Praia, nas redes sociais, os moradores discutem o tema e opinam sobre a questão. Isso através de uma postagem que expressou o seguinte: “Quero deixar aqui um alerta (…) Acho o condomínio muito tranquilo e seguro, pois quando algum veículo entra, é preciso se identificar na portaria e informar em qual casa que vai, porém quando entra alguma pessoa através da passarela, não pedem nenhum tipo de identificação, um grande furo na segurança. Seria interessante instalar na entrada de pedestre, um tipo de câmera que fotografa a pessoa quando passa pela roleta, igual a câmera da portaria do Condomínio Costa do Sol ou, aquelas pulseirinhas de parque aquático”.

Nos comentários, há quem afirme que o local deveria ser restrito apenas aos moradores e autorizados por eles, a entrar no Morada, inclusive para usufruir do comércio local. Nesse caso, se um amigo de morador gerar qualquer baderna, quem o autorizou a entrar se responsabilizaria pela situação.

Em outro comentário, é afirmado que condomínio e associação são distintos quando o assunto é, leis, e o Morada sendo uma associação, não pode barrar ninguém que quiser por exemplo, usufruir do comércio do centrinho, pois as ruas são públicas. Assim sendo, o direito de ir e vir e permanece normalmente. Entretanto, nesse comentário, é dito que a segurança do Morada é confiável sendo suficiente para inibir a ação de oportunistas.

Há também quem diga que além de o local oferecer segurança suficiente, a Polícia Militar realiza comandos lá dentro, o que ajuda a garantir a segurança local. Existe quem enfatiza que a portaria também trabalha na questão do bom senso, exemplo: quando os agentes notam que determinada pessoa é velha conhecida no loteamento, eles permitem a entrada sem fazer qualquer pergunta.

O Morada esclarece

O gerente de Segurança do Morada, Júlio Cesar Fernandes destaca que os associados entram pelo portão de entrada principal e os funcionários, entre outros, pelo portão que fica ao lado direito.

Para não associados é realizado um cadastro com os dados de quem for prestar serviços no loteamento, que contém o nome, o trabalho a ser realizado, a duração aproximada do serviço e para que associado será realizado. Ele afirma que cartões com QR code já estão sendo usados, sendo que cada indivíduo não associado que adentrar o loteamento, possuirá um como forma de identificação.

O sistema de reconhecimento facial logo será implantado para auxiliar no controle de acesso. Este recurso permite saber se o indivíduo está dentro do loteamento, ou não. Fora o sistema de monitoramento por câmeras que grava as imagens de quem entra e de quem sai na portaria.