REPUBLICANOS CONFIRMA DÁRIO SAADI À REELEIÇÃO EM CAMPINAS-SP

O GOVERNADOR TARCÍSIO DE FREITAS PARTICIPOU DA CONVENÇÃO E DISCURSOU PARA A PLATEIA DE ALIADOS

Dário Saadi e Wandão Almeida

O Republicanos confirmou neste domingo, 28, em convenção partidária que reuniu milhares de apoiadores no pavilhão da Expo Dom Pedro, a candidatura de Dário Saadi para disputar pela 2ª vez o comando do Executivo Municipal. O atual prefeito repete com o vice-prefeito Wanderley Almeida, o Wandão (PSB), a dobradinha que saiu vitoriosa na eleição municipal de 2020.

O evento contou com a participação do governador Tarcísio de Freitas, que também é filiado ao Republicanos. Dário e Wandão entram na campanha para reeleição com uma coligação de 13 partidos, mais que o dobro da eleição passada, quando então cinco partidos integraram a coligação que os elegeu. Além do Republicanos de Dário e do Partido Socialista do Brasil (PSB) de Wandão, formam a coligação “Campinas do lado certo” o Partido Liberal (PL), Solidariedade, Podemos, Avante, Democracia Cristã (DC), Partido Progressista (PP), Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Partido Social Democrático (PSD), Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) e o Partido Renovação Democrática (PRD).

Ao todo, os partidos da base de apoio a Dário Saadi e Wandão Almeida contam com 424 candidatos a Câmara Municipal, dos quais 139 são mulheres. Dário Saadi é médico urologista, tem 62 anos e ocupou diversos cargos na administração municipal: foi presidente do Hospital Mário Gatti, vereador por quatro mandatos e também presidente da Mesa Diretora do Legislativo.

O vice-prefeito Wanderley Almeida, 55, mais conhecido como Wandão, é Gestor Ambiental formado pela UNINOVE, presidente municipal e membro da executiva nacional do PSB. Natural de Mirassolândia (SP), mudou-se para a casa da avó, no Jardim Campos Elíseos, em Campinas, aos 10 anos. Ele estudou na Escola Estadual Padre José dos Santos e trabalhou em empresas da cidade.

Apesar de ter entrado para a política há 30 anos, quando se filiou ao PSB, Wandão nunca havia disputado uma eleição até 2020. Ele foi assessor parlamentar do ex-prefeito Jonas Donizete na época em que este ocupou dois mandatos como deputado estadual.

Seguiu na assessoria quando Jonas se elegeu deputado federal, em 2010, e, três anos depois, quando Jonas assumiu a prefeitura, virou titular da secretaria de Relações Institucionais. Afastou-se por um período, em 2020, para concorrer a vice na chapa de Dário Saadi, reassumindo o cargo logo após ser eleito. Afastou-se novamente, em 2022, retornando ao controle da pasta no ano seguinte, onde permaneceu até 5 de abril, em virtude da desincompatibilização para poder concorrer a reeleição a vice-prefeitura.