ESPECIAL “DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES” LAUCILDES AQUINO BISPO DOS SANTOS – “PROFESSORA LAU” – PEDAGOGA E ATUALMENTE CONSELHEIRA TUTELAR
CONHEÇA AS LIDERANÇAS FEMININAS QUE SE DESTACAM EM SUAS ÁREAS DE ATUAÇÃO
O empoderamento e a força feminina tão discutidos nos últimos tempos têm impulsionado mulheres a realizar grandes conquistas, inclusive a liderança. Elas ocupam cada vez mais espaço no mercado de trabalho, em todos os níveis, superando desafios e ajudando a transformar seus ambientes profissionais e a sociedade como um todo. Neste Dia da Mulher 2023, o Jornal EXTRA destaca o protagonismo feminino de Laucildes Aquino Bispo dos Santos, a “Professora Lau”, na luta para proteger e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes de Bertioga.
Formada em Pedagogia pela UNIP; pós-graduada em Educação Especial, Inclusiva e Neuropsicopedagogia pela Faculdade Futura; e Técnica em Logística pelo Centro Paula Souza (ETEC), Laucildes é natural do município de Simão Dias-SE, onde, em 1988, aos 18 anos de idade, iniciou os trabalhos nas áreas de Educação e Alfabetização. Casada e mãe de quatro filhos, veio morar em Bertioga em 1994. “Meu trabalho social na cidade começou em 2004, na antiga comunidade cristã Rocha Eterna, no Bairro Guaratuba (atualmente ‘Rocha Church’, no Bairro City Mar), como líder do Departamento Infantil”, conta.
Em 2007, Professora Lau filiou-se ao Centro Comunitário do Bairro Guaratuba. Mãe de uma filha com necessidades especiais, ela buscou conhecimento na área da Educação Especial e, em 2009, foi convidada para trabalhar no setor de educação especial do município, onde ficou até 2018. No ano seguinte, 2019, foi eleita para o Conselho Tutelar local com 642 votos (o voto para escolha do conselheiro é facultativo, onde não existe a obrigatoriedade de votar).
Para a Professora Lau, as crianças não são apenas o futuro. “Elas também são o presente, elas vivem e participam intensamente do aqui e agora”, diz ela ressaltando que o papel dos adultos não é apenas preparar os pequenos para lidar com os desafios do amanhã, mas também cuidar do mundo que será deixado para eles como herança. “No Brasil, o número de crianças e adolescentes que sofrem abusos e estão em situação de trabalho infantil é assustador, devemos conscientizar as pessoas a combater essa realidade denunciando aos órgãos competentes como o Disk 100, o Ministério Público e o Conselho Tutelar”, finaliza.