UBS DO MAITINGA VIRA ALVO DE DURAS CRÍTICAS NAS REDES SOCIAIS
Falta de médicos e outros profissionais da área, demora absurda no atendimento, demora para agendamento e realização de exames, entre outros casos, fazem parte do repertório negativo notado pelos usuários do sistema de saúde municipal
Nas redes sociais, muitas são as reclamações referentes ao atendimento, tratamento e acompanhamento médico na Unidade Básica de Saúde – UBS do Maitinga. As críticas se baseiam na questão de que a saúde não é brincadeira e não pode esperar. Afirma-se que nas últimas semanas a unidade de saúde deixou a desejar em tudo o que deveria ter qualidade, quanto ao espaço de prestação de serviços aos munícipes e acolhimento aos pacientes, de modo geral. Uma moradora usuária do sistema de saúde municipal destaca no Facebook a seguinte situação percebida por ela na referida UBS.
“Nas últimas semanas presenciei certos tipos de comportamentos, falas inadequadas de funcionários e discussões entre eles na frente dos usuários. Notei também a ausência de médicos e outros profissionais da área … faltas constantes e sem substitutos (novos médicos contratados), a falta de agendamento para realização de exames específicos, e quando agendados, o período para fazer o exame é muito distante, retardando o tratamento e acompanhamento que o usuário desse serviço necessita”, conta ainda prolongando o assunto.
“Não cabe aqui citar nomes, formas e maneiras as quais vivenciei este cenário juntamente com uma amiga e, a principio, ela é a causa dessa minha indignação e tristeza, uma vez que, ela foi agendada para clinico geral, no entanto, conseguiu ser atendida no terceiro agendamento (devido a ausência de médicos(as) dessa especialidade e não foi feito contato via telefone) com uma espera de aproximadamente 3h, motivo: a médica chegou após seu horário de expediente. Olha, sinceramente é admissível seja a ausência ou chegar após o horário, pois imprevistos e compromissos pessoais todos nos temos, agora, não ter um clinico geral como aconteceu no dia 22/11, segundo informação de um funcionário quando perguntado se era possível um encaixe com um outro clinico”, destaca a internauta ainda dando mais detalhes.
“Isso é inadmissível. Vejam vocês, pois, como dependente e usuária da mesma UBS, não tenho como não se indignar. Acredito que as outras unidades de UBS da região de Bertioga, passam pelo mesmo desafio: grande demanda de atendimento com um número reduzido de profissionais na área médica. Eu por exemplo, em muitos momentos tenho que me deslocar para Santos, por falta de especialistas. E outra, são poucas unidades de UBS aqui na região, e em sua maioria distantes de algumas comunidades carentes. O intuito desse relato é para que sejamos participantes destes espaços e tomemos essas situações de descasos como assuntos de politicas públicas e decisões assertivas”, finaliza.