MORRE RUY OHTAKE, O ARQUITETO QUE PROJETOU O CALÇADÃO DE BERTIOGA E DIVERSAS OBRAS EM SÃO PAULO

Com formas geométricas bem definidas e cores marcantes, suas obras são reconhecidas de longe pela capital – com destaque para o Hotel Unique e o Instituto Tomie Ohtake. Outra das grandes obras assinadas por Ruy Ohtake é o projeto do conjunto habitacional em Heliópolis, na Zona Sul de São Paulo, que recebeu o apelido de “redondinhos”

O famoso arquiteto Ruy Ohtake, que morreu neste sábado, 27 de novembro aos 83 anos, em São Paulo, em decorrência de uma mielodisplasia – um tipo de câncer de medula foi cremado por volta das 17h30 deste sábado (27) no Cemitério Horto da Paz, em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo. A cerimônia foi acompanhada por familiares. Ruy era filho da artista plástica japonesa naturalizada brasileira Tomie Ohtake. O arquiteto projetou o atual calçadão da Orla da Praia em Bertioga.

Com formas geométricas bem definidas e cores marcantes, suas obras são reconhecidas de longe pela capital – com destaque para o Hotel Unique e o Instituto Tomie Ohtake. Outra das grandes obras assinadas por Ruy Ohtake é o projeto do conjunto habitacional em Heliópolis, na Zona Sul de São Paulo, que recebeu o apelido de “redondinhos”. São 19 edifícios residenciais cilíndricos – por isso se popularizou como “redondinho” – com fachadas coloridas. O arquiteto também deu aulas na Faculdade de Arquitetura do Mackenzie e na Universidade Católica de Santos – onde recebeu o título de professor emérito em 2007.

Calçadão da orla da praia de Bertioga projetado pelo arquiteto