PAPA FRANCISCO MORRE AOS 88 ANOS

PONTÍFICE DAS AMÉRICAS DEIXA LEGADO DE HUMILDADE, DIÁLOGO E LUTA PELOS MAIS POBRES

O mundo amanheceu em luto nesta segunda-feira (21). O Papa Francisco, primeiro pontífice latino-americano da história da Igreja Católica, morreu às 7h35 (horário de Roma), no Vaticano, aos 88 anos. O anúncio foi feito pelo cardeal Kevin Farrell, Camerlengo da Casa Santa Marta:

> “Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e da Igreja.

”Mesmo debilitado, Francisco apareceu neste domingo (20) na sacada da Basílica de São Pedro, deixando sua última mensagem de Páscoa ao mundo. A cena comoveu fiéis e reforçou sua imagem de força e fé até o fim.

Francisco enfrentava sérios problemas de saúde. Desde 2023, vinha sofrendo com infecções respiratórias e limitações físicas, que o levaram ao uso constante de bengalas e cadeira de rodas. Em fevereiro deste ano, chegou a ser internado para tratar uma bronquite.

UM PAPA FORA DO COMUM

Jorge Mario Bergoglio nasceu em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, Argentina. Filho de imigrantes italianos, formou-se técnico em química antes de ingressar na vida religiosa. Tornou-se padre em 1969, bispo auxiliar de Buenos Aires e, em 2001, foi nomeado cardeal por João Paulo II. Em 2013, assumiu o papado após a renúncia de Bento XVI. Foi o primeiro jesuíta e também o primeiro papa a escolher o nome Francisco, inspirado em São Francisco de Assis.

SIMPLICIDADE E CORAGEM

Diferente dos seus antecessores, Francisco ficou conhecido pelo estilo humilde e acessível. Morou em um quarto simples na Casa Santa Marta, evitou o uso de roupas luxuosas e preferia se locomover em veículos comuns. Também foi um defensor incansável dos pobres, dos imigrantes e dos marginalizados.

Durante seu pontificado, promoveu reformas administrativas, enfrentou escândalos de abusos sexuais dentro da Igreja, acolheu minorias e defendeu o meio ambiente. Em 2023, aprovou que padres pudessem abençoar casais do mesmo sexo — um marco de abertura histórica.

Em 2024, proclamou a canonização de José Allamano por um milagre ocorrido na Amazônia brasileira. E em janeiro de 2025, nomeou a freira Simona Brambilla para liderar um gabinete-chave do Vaticano — um gesto inédito de inclusão feminina na alta cúpula da Igreja.

VOZ PELA PAZ E PELO PLANETA

Francisco também não poupou palavras ao falar de política internacional. Clamou pela paz na guerra da Ucrânia, nos conflitos do Oriente Médio e defendeu o direito de todos os povos viverem em segurança. Em um dos seus últimos discursos, alertou sobre as mudanças climáticas:

“A Terra está com febre. Ela está doente.

”DESPEDIDA DE UM LÍDER MUNDIAL

Francisco foi o 266º papa da Igreja Católica e esteve no comando por quase 12 anos. Encerra seu ciclo deixando um legado de fé, coragem, renovação e compaixão.

Seu corpo será velado na Basílica de São Pedro, com funeral marcado para os próximos dias. Líderes de todo o mundo já começaram a prestar homenagens ao homem que conquistou corações dentro e fora da Igreja, e que marcou uma era com seu lema: “Quem não vive para servir, não serve para viver.

”Descansa em paz, Francisco. O mundo agradece por sua luz.