Confira três dicas do PIC para brincar no fim das férias e durante a rotina

A lista faz parte do site do Plano Primeira Infância Campineira que busca incentivar as brincadeiras entre pais e filhos

Os alunos das escolas municipais de Campinas têm só mais essa semana para aproveitar as férias antes do retorno das aulas. Mas, os últimos dias ainda podem ser aproveitados em família durante o descanso e até em meio a rotina atribulada. O Plano Primeira Infância Campineira (PIC) disponibiliza o site “Brincar é PIC” com diversas ideias.

“A gente busca estimular sempre as crianças a conviver com os pais e criar essa interação, essa relação, estimulando também o trabalho em conjunto e o não uso das telas. Isso vai criando vínculos, fortalecendo também a autoestima e a confiança delas”, comentou o coordenador do PIC, Thiago Ferrari.

O site também dá dicas aos pais e cuidadores, com orientações voltadas a desenvolver um ambiente, mesmo que dentro de casa, divertido e que incentive a prática de brincadeiras em família.

“O brincar é uma expressão de vida plena, onde bebês e crianças ampliam seus conhecimentos acerca do mundo que os rodeia. Eles experimentam com o próprio corpo e se divertem. Brincar é a poética da criança se conectando a si mesma e indo ao encontro a outros mundos”, destacou Patrícia Bignardi Torres, diretora do Instituto Educacional Dona Carminha, que mantém parceria com a Prefeitura de Campinas.

Confira três maneiras de se divertir com os pequenos e dicas de brincadeiras:

1) Brincar ao ar livre

Brincar ao ar livre traz benefícios para a saúde mental das crianças, no presente e no futuro, além de contribuir com o bem-estar. O que fazer:

– Trenó na grama: você vai precisar de um morro onde seus filhos possam sentar no papelão e escorregar até embaixo;

– Siga o mestre: o mestre deverá fazer movimentos engraçados enquanto os demais devem tentar copiá-lo, com o máximo de fidelidade possível, e sem perder tempo ao trocar de uma pose para outra;

– Amarelinha: desenhe as casas da amarelinha na areia, ou com um giz em uma superfície de cimento ou no asfalto. Depois é só encontrar uma pedrinha e começar a pular com a criançada até chegar ao céu;

– Piquenique em família.

2) Brincar em casa e na rotina diária

É possível encaixar brincadeiras na rotina corrida do cotidiano e transformar a sua casa em um lugar repleto de alegria e diversão em família. Algumas dessas dicas são:

– Desenhar no box do banheiro na hora do banho;

– Descobrir qual é o alimento, de olhos vendados, durante a preparação do jantar;

– Cantigas;

– Caça objetos.

3) Leia uma história

A leitura em família, além de ser uma dinâmica interessante e um momento de conexão entre pais e filhos, pode contribuir significativamente para o desenvolvimento cognitivo, emocional, afetivo, intelectual e social de uma criança. As experiências de qualquer criança com a leitura podem ser decisivas para a sua criatividade, socialização e desenvoltura.

“O que a gente busca é resguardar e defender os direitos da criança, para que ela possa ter esse pleno desenvolvimento. É através dessas atividades que a gente está fortalecendo esse crescimento, esse desenvolvimento e também os direitos da primeira infância” conclui Ferrari.

As dicas estão na página “Brincar é PIC” (https://piccampinasprimeir.wixsite.com/brincar).