ESPECIAL “DIA INTERNACIONAL DA MULHER” MICHELE RUSSO – EX CONSELHEIRA TUTELAR E ATUALMENTE ASSESSORA DO GABINETE DA PREFEITURA DE BERTIOGA

CONHEÇA AS LIDERANÇAS FEMININAS QUE SE DESTACAM EM SUAS ÁREAS DE ATUAÇÃO

Michele Russo

O Dia Internacional da Mulher, celebrado no próximo dia 8, quarta-feira, é uma data muito importante do calendário mundial e um momento de reflexão sobre a luta e as conquistas das mulheres, principalmente por igualdade e respeito ao longo da história. A cada dia elas ganham mais espaço no mercado de trabalho e ocupam posições que antes eram predominantemente dominadas por homens.

QUEM É MICHELE RUSSO

Michele Russo, é uma mulher casada, mãe de duas filhas e moradora de Bertioga há 25 anos. Sempre trabalhou na área da saúde e seu trabalho com crianças e adolescentes iniciou-se em 2009, quando teve a oportunidade de exercer a função de Coordenadora Geral da Casa de Apoio. Tal atividade a despertou grande interesse pelo proteção integral da criança e do adolescente , pois pode ver com seus próprios olhos as dificuldades enfrentadas por eles em ter seus direitos garantidos. Em 2015, colocou-se à disposição da sociedade para disputar uma vaga de conselheira tutelar e, assim, foi acolhida e eleita com 488 votos da população bertioguense, em 2019 concorreu novamente ao cargo obtendo uma votação recorde ultrapassando os mil votos.

Importante ressaltar que o conselheiro tutelar é eleito pela população através do voto facultativo, onde não existe a obrigatoriedade de votar. O que comprova o reconhecimento da comunidade no trabalho desses agentes, escolhidos para garantir os direitos das crianças e dos adolescentes.

Após seis anos no Conselho Tutelar, Michele Russo optou por se afastar da função para cuidar da saúde emocional devido ao desgaste causado pelas pressões diárias no desempenho da atividade. Nesse meio tempo surgiu o convite para trabalhar na assessoria do Gabinete do Executivo Municipal. Mesmo afastada  do Conselho ela continua colocando as questões relativas às crianças e adolescentes no centro das prioridades de ação, combatendo a exploração e o abuso infantil, conscientizando pessoas sobre essa realidade e se atualizando através de cursos de capacitação.

“A população denunciando ajuda a coibir esse tipo de prática. Precisamos falar sobre os impactos e consequências físicas e psicológicas na vida de meninos e meninas que trabalham de maneira ilegal. Criança tem de estudar, brincar e ser protegida. É nossa responsabilidade garantir-lhes esses direitos. A sociedade precisa entender isso e ajudar a proteger a infância”, finaliza Michele Russo.