Vídeo de homem que invadiu comércio e quase levou paulada salienta a falta de Segurança nos comentários nas redes sociais

Comerciantes da região da Avenida 19 de Maio temem ação de criminosos, pois realçam que eles não têm nada a perder e podem se tornar muito perigosos. Até porque, ninguém conhece quem são essas pessoas e o que elas são capazes de fazer

Há pouco mais de uma semana, cerca de quinze homens de rua foram avistados na Rua Osvaldo Cruz (Centro) todos juntos, como se tivessem sido despejados de um veículo na cidade. Afirma-se que prefeituras de outros municípios fazem isso, trazem as pessoas que estão nessa situação para Bertioga e, que por isso a urbe está lotada de pedintes, principalmente nas regiões onde ficam os supermercados krill e Semar..

É válido lembrar que, entre essas pessoas nem todas são de má índole, pois apenas não tiveram oportunidades na vida, mas há sempre uns e outros que já cometeram crimes e estão por aí, praticando furtos e em alguns casos até assaltos. Nas redes sociais, houve a publicação de que um homem invadiu um estabelecimento. Nas imagens realizadas por câmeras de segurança, foi possível vê-lo dentro do estabelecimento, que aparenta ser uma oficina mecânica, no momento em que o proprietário o avistou e correu atrás dele com um pedaço de pau. O invasor pulou o portão e conseguiu fugir. Tem outros vídeos em que é possível ver o homem pulando o portão na hora em que ele entrou e também quando ele já está dentro do referido local olhando tudo ao seu redor.

Na ocasião, foi descoberto quem foi o homem que invadiu o referido comércio. Era apenas um homem de rua. Entre os comentários nas redes sociais, muita gente se manifestou afirmando que a municipalidade deveria devolver os homens em situação de sarjeta às suas cidades de origem. Houve quem questionou onde estaria a polícia e a Guarda Civil (GCM) nestes momentos e teve também comentários sobre há possibilidade de contratação de um segurança para trabalhar na região da Avenida 19 de Maio, onde o mendigo invadiu o estabelecimento. Isso para o guarda ficar atento a essas situações e comunicar os donos de comércio da região de sua cobertura, além da polícia, nesse trabalho.

O proprietário do local invadido que não quis ser identificado, comentou ter ido à delegacia e foi informado que o suposto ladrão nem chegou a ser preso. “Infelizmente a justiça beneficia o ladrão. Acabei de sair da delegacia e o meliante foi liberado. Só perdi meu tempo e ainda fiquei exposto”, diz. Os comerciantes da região da Avenida 19 de Maio temem ação de criminosos, pois realçam que eles não têm nada a perder e podem se tornar muito perigosos. Até porque, ninguém conhece quem são essas pessoas e o que elas são capazes de fazer.

A SECRETÁRIA RESPONDE

A secretária de Segurança e Cidadania de Bertioga, Thalita Valperes responde que a GCM faz três vezes por semana, a operação a “Cidade é Nossa”, onde pessoas em situação de rua são abordadas e identificadas. Ela também ressalta que também é realizada a operação “Ferro Velho”, para evitar a receptação de materiais de metal que muitas vezes são roubados.