PANCADÃO NA ‘SAOC’ VIRA PRAXE E AUTORIDADES NÃO DÃO CONTA DO RECADO
Moradores afirmam que não aguentam mais a situação que perturba o sono e que pode agravar a pandemia
Mais um ‘pancadão’, bailes funk que costumam ser realizados nas ruas, ocorreu no bairro Jardim Vicente de Carvalho II, mais conhecido por Saoc, onde dezenas de pessoas sem máscaras de proteção estavam aglomeradas em tempos de covid-19.
O evento clandestino ocorreu entre a noite de sábado 3 de julho e a madrugada deste domingo, 4. Moradores do bairro, insatisfeitos com a falta de controle da situação que vem ocorrendo faz anos, afirmam que houve no último baile, um grande número de jovens na Rua Albino Luiz Caldas. Eles enfatizam que a polícia e a guarda até fazem barreiras na entrada do bairro, vão até o local, dispersam a multidão, mas quando vão embora, o evento começa novamente.
Conforme os moradores, o som das músicas em volume absurdamente alto, além de motos barulhentas sem escapamento, estralando o motor, uso de drogas, barulho de armas de fogo em disparos, menores de idade em meio a toda essa baderna, entre muito mais de ilícito, acontecem livremente, com pouca intervenção das autoridades. Os reclamantes ainda ressaltam que nesses dias não conseguem dormir direito, além de existir por parte deles, a preocupação de que o coronavírus seja espalhado ainda mais, por conta das aglomerações.
E como se tudo não pudesse piorar ainda mais, nesta madrugada do último final de semana, ainda houve confronto dos baderneiros com a polícia, que estava jogando bombas de efeito moral, na tentativa de acabar com a algazarra. Assim sendo, de acordo com os residentes locais, os adeptos do evento foram para uma outra rua adjacente a que estavam, após a polícia chegar, onde ocorreu uma briga generalizada, uma espécie de pancadaria em que até mulheres caíram no chão em meio à caótica situação. Assim que a polícia foi embora, afirma-se que o pancadão voltou ao normal na mesma rua em que começou. Para os moradores, o caso não tem mais solução.
PREFEITURA
Em nota, a Prefeitura de Bertioga afirma que na noite deste sábado realizou força-tarefa formada pela Guarda Civil Municipal (GCM), Diretorias de Trânsito (DTT), Operações Ambientais (DOA) e Fiscalização Covid -19, com o apoio da Polícia Militar (PM), para coibir ‘pancadões’, festas clandestinas e aglomerações.
Segundo a administração municipal, a ação foi realizada nos bairros Vicente de Carvalho, Indaiá, Chácaras, Vista Linda e Rio da Praia. O município afirma que durante a operação foram lavradas 21 autuações, seis multas aplicadas por não uso de máscara e uma moto foi recolhida ao pátio.
A Secretaria de Segurança ainda afirma que por haver reiteradas denúncias em Vicente de Carvalho, a fiscalização é intensificada no bairro, com pelo menos dois patrulhamentos no começo e fim da operação. Pelo o que se pode notar, qualquer esforço das autoridades, está sendo muito pouco para controlar a baderna.