SANEAMENTO ECOLÓGICO PODE SER IMPLANTADO NO MORADA

O sistema funciona através de tanques de Evapotranspiração, que transformam todos os efluentes domésticos em vapor d’água e matéria orgânica para as plantas

E é no diálogo que o presidente do Morada, Gerson Trentino trata as questões que ocorrem devido ao aumento de moradores no loteamento. O certo é que nos últimos anos, com os grandes centros urbanos do Estado, superlotados com a demanda humana fazendo transbordar problemas por falta de estruturas, o Morada se tornou alternativa muito relevante para quem busca uma melhor qualidade de vida, no sentido de respirar ares mais puros, sentindo a natureza pulsar veementemente no tato de quem estiver a sentindo com prazer. O número de residentes praticamente duplicou e a estimativa é de que hoje residem cerca de 2.000 famílias neste referido belo local.

Como diz Trentino, é necessário muito jogo de cintura para lidar com tantos associados, inclusive nos finais de semana e feriados prolongados, onde o número de pessoas aumenta consideravelmente, trazendo para o local consequências pelas quais o diálogo entra em ação. Exemplo, é o problema do esgoto, que, em dias de chuva, pode transbordar em algumas ruas, causando mau cheiro. Para resolver essa situação, ele está confiante no projeto de saneamento ecológico que pretende implantar no loteamento e que já está à mesa para poder ser aprovado em prol de melhorar mais ainda a qualidade de vida dos associados. O sistema funciona através de tanques e de evapotranspiração, que transformam todos os efluentes domésticos em vapor d’água e matéria orgânica para as plantas. Assim sendo, a tecnologia deverá ser implantada em diversos pontos do Morada da Praia, começando pelas áreas localizadas nos fundos do loteamento.

BONS DIÁLOGOS E MELHORIAS
Com as fortes chuvas, algumas ruas também sofrem com problemas de alagamentos devido ao transbordamento de rios que circundam o loteamento. isso por toda a área construída local, onde cada casa tem a sua caixa séptica e, quando ela enche e vasa, o condomínio chama a empresa Rodojet para fazer o esgotamento sanitário. As despesas ficam por conta do proprietário. Entretanto, a associação muito trabalha para minimizar pestes e outros problemase, e assim, graças aos serviços de limpeza, manutenção e de obras de alargamento do canal central, o escoamento das águas pluviais, ficou facilitado e as inundações duram pouco tempo.

E se o assunto for, os serviços de coleta de restos de poda e de madeiras, os moradores podem descartar o material em sacos plásticos, pondo-os em frente à calçada das residências para serem coletados pelas equipes de manutenção e limpeza do Morada.O morador só precisa ensacar quando é grama e folhas finas, que podem ser espalhadas pelo vento. Após a coleta, os resíduos passam por uma máquina moedora para facilitar o destino e a decomposição até virar adubo que é distribuído aos associados que soliciarem este material. Esse trabalho é realizado de acordo com a Lei Federal nº 12.305.

A manutenção de toda a área comum e da praia é feita com frequência e por profissionais capacitados, que fazem a roçagem da grama e limpeza de guias e sarjeta. Há casos em que alguns moradores reclamam que existem construções onde pedreiros fazem a massa do cimento em cima das calçadas e, quando esta escorre para as sarjetas, impede que a água de flua no seu curso natural. Contudo, quando isso acontece chegando ao conhecimento da fiscalização de obras do Morada da Praia, esta se dirige até a obra e orienta o proprietário a realizar esse serviço num caixote de madeira ou de plástico, para que a massa não escorra para a sarjeta. Segundo a diretoria do Morada, o diálogo está falando mais alto nisso também e, qualquer intriga que poderia ocorrer, normalmente tem sido ceifada antes de virar fato.

O presidente do Morada da Praia Gerson Trentino

GERAÇÃO DE BONS PAGADORES
E por falar em boas conversas, na atual administração, o número de inadimplentes vem sendo reduzido com as novas medidas propostas pelo presidente Gerson Trentino, todas aprovadas em assembleias. “Sempre digo, que com diálogo, a gente consegue tudo nesta vida”, diz o mandatário local. Assim sendo, no Plano de Redução de Inadimplência 2021, tiveram previstos descontos nos acordos e a ampliação do número de meses nos parcelamentos em até 60 vezes. Os efeitos dessas providências correram de “vento em popa”.