VENDEDORES RECLAMAM DA QUEDA NO MOVIMENTO E PEDEM ATENÇÃO DO PODER PÚBLICO
O coração pulsante do camelódromo do Terminal Central! Milhares de pessoas passam diariamente por aqui, procurando por produtos de todas as espécies. Uma verdadeira feira livre em movimento!
No último sábado, dia 15, a equipe do Jornal Edição Extra esteve no camelódromo do Terminal Central, um dos pontos de comércio mais populares de Campinas, para conversar com os vendedores e conhecer um pouco mais sobre o dia a dia desse lugar que pulsa com a energia de milhares de pessoas diariamente.
O camelódromo, que fica ao lado do Terminal Central de ônibus municipais, existe há cerca de 35 anos e abriga cerca de 1.250 vendedores. A proximidade com o terminal de ônibus é o que dá nome ao local.
Vibração e movimento no camelódromo do Terminal Central! Onde a diversidade e a energia das pessoas se encontram! Um lugar que nunca para!
UM LUGAR DE HISTÓRIAS E LEMBRANÇAS
Juan das Chagas, 23 anos, trabalha há três anos no camelódromo e destaca a boa movimentação e a segurança do local. “Aqui é um lugar bom para trabalhar, tenho bastante clientes e a segurança é muito boa, com policiamento e segurança privada”, afirma Juan.
Paula Aguera, 32 anos, trabalha há 15 anos no local e sente falta do movimento de antes. “Para melhorar, precisava trazer de volta as linhas de ônibus que foram retiradas. Muitas linhas que operavam neste terminal saíram daqui, isso fez cair o movimento de pessoas no camelódromo”, desabafa Paula.
Fernando Lopes, 39 anos, trabalha há dois anos no camelódromo e reclama da falta de banheiros públicos e da limpeza. “A limpeza precisa de mais atenção da prefeitura, e a falta de banheiros é uma grande dificuldade para quem trabalha aqui”, relata Fernando.
A vendedora Marina Souza, dona do Café Marina, no camelódromo do Terminal Central, compartilha sua visão sobre o local. “A catraca atrapalha muito o movimento, demais”, afirma. Ela destaca a importância de melhorar a acessibilidade ao local e sugere que a remoção da catraca poderia melhorar o movimento de pessoas. Ao lado da sobrinha Luana, Marina posa com um sorriso. A vendedora Paula Aguera, 32 anos, compartilha sua visão sobre o camelódromo do Terminal Central. “Para melhorar o local, precisamos trazer de volta as linhas de ônibus que foram retiradas”, afirma. Ela destaca a importância da volta das linhas para aumentar o movimento de pessoas no local e pede às autoridades políticas que tomem medidas para melhorar o camelódromo. O Terminal Central, um marco histórico em Campinas! Mas, desde que algumas linhas de ônibus foram retiradas, o movimento no camelódromo diminuiu. Os vendedores clamam pela volta dessas linhas para reverter a situação. O Terminal Central dá nome ao camelódromo e é um local emblemático da cidade. Valdecir Julião, 65 anos, um dos pioneiros do camelódromo do Terminal Central, compartilha sua história e experiência de mais de 30 anos no local. “Eu conheço toda a história do local, desde a praça e o relógio do sol até a construção do Terminal e do camelódromo”, afirma. Ele destaca a importância da segurança e da manutenção do local, e expressa sua gratidão pela oportunidade de trabalhar no camelódromo.
A ESPERANÇA DE UM FUTURO MELHOR
Os vendedores também falaram sobre a expectativa da construção do novo Shopping Popular, que irá abrigar os comerciantes do camelódromo. O projeto, que está em fase de estudos de impacto, prevê a realocação dos vendedores para uma área do Complexo Ferroviário.
O barbeiro Bruno Carvalho, 36 anos, compartilha sua história de transformação e sucesso no camelódromo do Terminal Central. “Esse espaço é abençoado, o marketing se faz sozinho com tantas pessoas circulando aqui”, afirma. Ele destaca a importância de melhorar a segurança e a infraestrutura do local para que os comerciantes e os clientes possam desfrutar ainda mais do espaço. O camelódromo do Terminal Central, um verdadeiro shopping popular! Aqui, você encontra de tudo: quitandas, barbearias, lojas de roupas, bolsas, lanchonetes, tabacarias, lojas de consertos e venda de celulares, calçados e muito mais! E, claro, não pode faltar a lotérica, onde os sonhos de muitos são alimentados. Um lugar onde a diversidade e a conveniência se encontram! O vendedor César Lopes, 36 anos, sorri ao lado do sobrinho Benício, de 9 meses, em sua loja de artigos religiosos no Terminal Central. “O camelódromo é um espaço que tem segurança, conforto e variedade”, afirma. Com 30 anos de história, a loja é uma das mais antigas do local e César está ansioso para continuar a tradição.
UM APELO AO PODER PÚBLICO
Apesar da expectativa com o novo Shopping Popular, os vendedores do camelódromo do Terminal Central fazem um apelo ao poder público para que olhe com mais atenção para o local.
“Pedimos ao poder público para dar uma atenção ao pessoal do camelódromo, porque o povo aqui é trabalhador e sofrido”, diz Fernando Lopes.
“O centro está abandonado, às moscas, tem muito morador de rua. Peço que o prefeito dê uma atenção especial para o centro de forma geral”, desabafa Nalva Porto, vendedora há mais de 25 anos no local.
O casal José Carlos e Marilza Ferreira, apaixonados pelo Terminal Central, compartilham momentos de lazer e compras no local. “É um lugar bom pra frequentar, passear e fazer compras”, afirma José Carlos. Marilza concorda, destacando a familiaridade e a tradição do local. “Conheço o lugar há bastante tempo”, diz. O segurança Marconi Galvão Fernandes, 27 anos em Campinas, compartilha sua experiência de trabalho no Terminal Central. “O trabalho aqui é tranquilo, a hora passa rápido e não há ocorrências”, afirma. Ele destaca a segurança e a tranquilidade do local e expressa sua satisfação em trabalhar em Campinas, uma cidade que considera “boa pra trabalhar”. O Terminal Central, um ponto de partida e chegada para muitos. No entanto, a retirada de algumas linhas de ônibus do terminal afetou o movimento do camelódromo. Os vendedores pedem a volta dessas linhas para reanimar o local. O fluxo de pessoas diminuiu, mas a esperança é que o terminal volte a ser um ponto de grande movimento.
O CAMELÓDROMO DO TERMINAL CENTRAL: UM PATRIMÔNIO DE CAMPINAS
O camelódromo do Terminal Central é um patrimônio de Campinas, um lugar de trabalho, de histórias e de encontros. Os vendedores, com suas vozes e seus sonhos, são a alma desse lugar que pulsa com a energia da cidade.
O movimento começa! Pessoas de todas as idades adentram o camelódromo do Terminal Central, ansiosas para encontrar ótimas ofertas e produtos variados. A vendedora Dona Maria Antônia, que trabalha há 15 anos no local, afirma que o camelódromo é um lugar bem organizado e limpo. O vendedor Fernando Lopes, 39 anos, compartilha sua visão sobre o camelódromo do Terminal Central. “O local está limpo agora, mas falta atenção da prefeitura para manter a limpeza e a segurança”, afirma. Ele também destaca a importância da volta das linhas de ônibus para o terminal, para aumentar o fluxo de pessoas e melhorar a movimentação do público.
PROJETO DO SHOPPING POPULAR:
* Realocação: A Prefeitura de Campinas planeja transferir os 1.250 vendedores para um novo espaço no Complexo Ferroviário, próximo à Estação Cultura.
* Melhorias: O projeto visa oferecer um local mais moderno, seguro e com melhor infraestrutura para os comerciantes e clientes.
* Estudos: A obra ainda depende da conclusão dos estudos de impacto de vizinhança e trânsito.
REALIDADE ATUAL:
* Queda no Movimento: A retirada de linhas de ônibus e a instalação de catracas no terminal afastaram os clientes.
* Infraestrutura Precária: Falta de banheiros e problemas com a limpeza são constantes.
* Insegurança: A presença de moradores de rua e usuários de drogas preocupa os comerciantes e clientes.