Inclusão e acesso: Legislativo lança o Câmara Braille, para que público com deficiência visual tenha informações sobre as votações nos dias de sessão

Em parceria com o Centro Cultural Louis Braille de Campinas, a Câmara Municipal lançou neste dia 4 de novembro o Câmara Braille, um informativo que irá possibilitar que o público deficiente visual tenha acesso à pauta das sessões e notícias sobre a Câmara. Todas as segundas e quartas-feiras serão disponibilizados na recepção do Plenário de três a cinco exemplares da publicação, que contém a descrição e explicação dos projetos que serão analisados e notícias da Casa com texto em braille e ainda com letras em fontes maiores, possibilitando a leitura tanto por pessoas cegas quanto por aquelas que têm outros níveis de deficiência visual.

“O Câmara Braille é mais uma ação no caminho que a Casa vem trilhando, de possibilitar que todo cidadão possa ter acesso à informação, possa participar da vida da cidade. É uma obrigação do Legislativo disponibilizar o maior número possível de ferramentas para garantir que todos tenham acesso a informações que dizem respeito ao presente e ao futuro da cidade, e estamos trabalhando constantemente neste sentido”, diz o vereador Luiz Rossini (Republicanos), presidente da Câmara.

Benedito João Bertola, presidente do Centro Cultural Louis Braille de Campinas, destaca que a ação da Câmara é pioneira e, até onde ele tem conhecimento, inédita em legislativos municipais. “Por isso é uma satisfação muito grande selar essa parceria por meio do vereador Rossini, que anteriormente já tinha nos ajudado na questão de acessibilidade do Bosque São José. O Centro procura fazer o melhor para nós, deficientes visuais, e o Câmara Braille é fruto disso, é uma maneira da pessoa com deficiência vir até o Legislativo e ter acesso à pauta e a notícias do Legislativo”, diz.

Ele acrescenta que os informativos também serão disponibilizados aos cegos via celular com o uso do aplicativo Talk Back, que lê em voz alta as mensagens para os usuários. Presente ao lançamento do informativo, a secretária Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social de Campinas, Vandecleya Moro, também registra a importância do Câmara Braille como ação inclusiva.

“A Câmara de Campinas já atua fortemente para garantir acesso, como já acontece há muito tempo com a tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras) nas transmissões da TV Câmara. Agora vai dar atenção aos deficientes visuais, o que é muito importante porque é aqui que a cidade pulsa, tudo passa por aqui. Então eles vão poder saber a pauta, cobrar, participar dos destinos da cidade. Dou meus parabéns ao presidente Rossini pela sensibilidade, por entender que aqui é a Casa do Povo, então precisa ser para todo o povo”, conclui.

Texto e foto: Câmara Municipal de Campinas