Mural da Escola Dora Kanso, ‘O Lobo Guará’, destaca a fauna nativa e a preservação do meio ambiente

A obra de 300 metros quadrados, criada por Rafael Freitas da Silva, foi inaugurada em Campinas e busca engajar a comunidade na valorização da educação ambiental


Estiveram presentes na entrega, Rafael de Freitas, artista; Ricardo Pereira, coordenador dos Teatros e Auditórios; Sandra Peres, coordenadora dos Editais de Fomento; Rogério Menezes, secretário; Luiz Rossini, vereador; Glaucia Cristiane, diretora da escola; Marta Christine Henriksen, produtora da intervenção; Osvaldo Kaize Jr, subprefeito de Barão Geraldo

O muro da Escola Estadual Professora Dora Maria Maciel de Kanso recebeu os desenhos de “O Lobo Guará”, feitos pelo artista Rafael Freitas da Silva. A obra é resultado do edital de credenciamento nº002/2023 “Intervenções Artísticas de Arte Urbana, Grafite e Muralismo ‘Campinas Arte Urbana – Paisagens Artísticas no Ambiente Urbano’”, parceria entre a Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seclimas) e a Secretaria de Cultura e Turismo.

O mural de 300 metros quadrados foi inaugurado na região rural do bairro Village no dia 8 de outubro. O projeto visa promover a reflexão sobre a preservação ambiental e o sentimento de pertencimento à comunidade local. As ilustrações retratam animais nativos em cenários que refletem a vida rural e incorporam elementos educativos sobre a preservação do meio ambiente.

“Quando recebi a oportunidade de criar este mural, senti uma mistura de empolgação e responsabilidade. A arte tem um poder incrível de transformar espaços e, mais importante, de tocar corações. Ao escolher o tema da preservação ambiental, busquei não apenas embelezar o nosso bairro, mas também despertar uma consciência coletiva sobre a importância de cuidarmos do nosso meio ambiente”, disse Rafael.

A Escola Dora Kanso participou da realização do mural, e sua diretora, Glaucia Cristiane Teixeira, expressou gratidão pela inclusão da instituição no projeto. “Acreditamos que a arte tem o poder de transformar ambientes e tocar vidas, e estamos entusiasmados com a oportunidade de ver nossa escola se tornar um espaço ainda mais vibrante e acolhedor através do seu talento e visão artística. Esse trabalho não só embeleza nossos muros, mas também inspira nossos alunos, professores e toda a comunidade escolar a valorizar a criatividade e a expressão cultural.”

Para a secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, o projeto vem transformando a cidade em uma galeria a céu aberto. O secretário do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seclimas), Rogério Menezes complementa: “são obras de arte a céu aberto que continuaremos a fomentar com os recursos recentemente aprovados tanto pela Secretaria de Cultura como pelo Fundo de Meio Ambiente. É uma grande satisfação ver uma política pública que foi idealizada para se transformar em realidade”.

O edital

O edital de credenciamento nº002/2023 “Intervenções Artísticas de Arte Urbana, Grafite e Muralismo ‘Campinas Arte Urbana – Paisagens Artísticas no Ambiente Urbano’” foi lançado em 4 de agosto de 2023, com o objetivo de credenciar grafiteiros para executar intervenções de arte urbana por meio das técnicas do Grafite e do Muralismo em murais, empenas, fachadas e similares localizados em vias e locais públicos do município e em imóveis que impactem a paisagem pública e o ambiente urbano.

O objetivo do programa é ornamentar os espaços públicos estimulando a prática de artes urbanas; inibir a poluição visual; promover a identidade artística e cultural local; trazer acessibilidade, visibilidade e contemplação a arte; desenvolver ações de incentivo à criação artística e cultural; incentivar novas formas de olhar para a cidade através dos murais públicos; valorizar as diversas expressões vinda dos artistas grafiteiros e suas narrativas; promover a Educação Ambiental por meio da linguagem artística e abordar as temáticas socioambientais de forma lúdica e promover a conscientização e o protagonismo social nas ações ambientais.