MULHERES GANHAM MAIS ESPAÇO NA POLÍTICA MUNICIPAL
ELEIÇÕES 2024 REGISTRAM PRIMEIRA VICE-PREFEITA E TRÊS VEREADORAS EM BERTIOGA-SP
Nas Eleições de 2024, Bertioga fez história ao eleger sua primeira vice-prefeita e aumentar a representatividade feminina na Câmara Municipal com três vereadoras, um avanço em relação à legislatura anterior, que contava com duas representantes. A presença de mulheres na política local é uma conquista recente, já que a primeira eleição com mulheres na Câmara ocorreu em 2012.
No cenário nacional, o Brasil também registrou um crescimento na participação feminina nos legislativos municipais, alcançando 18% dos eleitos em 2024. Comparado a 2020, quando as mulheres representavam 16,13%, houve um aumento de 13%, com a eleição de 1.232 vereadoras.
Contudo, a representatividade ainda é desigual. No estado de São Paulo, 78 cidades não elegeram nenhuma mulher para as Câmaras Municipais, o que representa 12% dos municípios paulistas. Apesar da redução em relação a 2020, quando 101 cidades ficaram sem vereadoras, o número de eleitas segue desproporcional ao eleitorado feminino, que representa 53%.
Em 72% dos municípios paulistas, no máximo duas mulheres foram eleitas para as câmaras, e em apenas cinco cidades, como Bananal e Itapetininga, as mulheres são maioria. Enquanto isso, em cidades como São Paulo, houve avanço: em 2024, 36% dos vereadores eleitos foram mulheres, frente aos 24% de 2020.
Embora o aumento da participação feminina seja evidente, ainda há muito a ser feito para equilibrar a representação de gênero na política municipal.