Assembleia de sócios aprova compra de prédio do clube Cultura pela Prefeitura
Aquisição é mais um passo nas ações para a revitalização do Centro. Valor fixado para a compra foi de R$ 12 milhões
Na assembleia geral extraordinária realizada nesta segunda-feira, 23 de setembro, os sócios titulares aprovaram por unanimidade a compra da antiga sede social do Clube Semanal de Cultura Artística pela Prefeitura de Campinas. O valor da compra foi fixada no valor de R$ 12 milhões. A aprovação da assembleia do clube abre caminho para a Prefeitura dar mais um passo nas ações da revitalização do Centro. Uma solenidade para a formalização da negociação deve ser realizada em breve.
O plano da Administração é utilizar o espaço para a oferta de serviços ao público que estão em definição. O edifício, localizado à rua Irmã Serafina, está desocupado desde 2016 após o encerramento das atividades da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Centro.
O secretário de Finanças, Aurílio Caiado, afirma que tornar a antiga sede do Cultura em espaço público vai trazer de volta a memória afetiva dos moradores de Campinas. “Um prédio como este quando é revitalizado simboliza mais do que um restauro, é um resgate da história dos próprios moradores e de seu pertencimento à cidade”, diz o secretário.
Para a secretária de Urbanismo, Carolina Baracat, o local é estratégico para aliar a revitalização do Centro com a ampliação do acesso da população aos serviços públicos. “É um espaço amplo, em frente à praça Carlos Gomes, que tem trazido muitas pessoas ao centro em seus eventos. Teremos mais um espaço com a presença do poder público que vai valorizar o patrimônio arquitetônico, promover acesso fácil da população a serviços e marcar as ações da revitalização do centro”, explica a secretária.
Revitalização do Centro
Além da compra da antiga sede do clube Cultura, estão em andamento aquisições e intervenções que contemplam o projeto de revitalização do Centro. A Prefeitura comprou recentemente o prédio do antigo Opala Hotel na esquina da rua Barão de Jaguara com César Bierrenbach para implantar o CEEM (Centro de Exames e Especialidades Médicas) vai oferecer à população atendimentos de oftalmologia, otorrinolaringologia, reumatologia, pneumologia e alergologia, além de exames de espirometria e alguns tipos de ultrassom.
Já entre as obras em andamento estão o restauro do teatro do Centro de Convivência, no bairro Cambuí e a reforma do Mercado Municipal de Campinas. Outras ações incluem a Lei do Rerofit, que oferece benefícios para reforma e novas construções no Centro, e o Procentro, que oferece descontos no ISS para comércios na região.
Crédito: Carlos Bassan