EMPRESÁRIO VALTER PATRIANI RECEBE TÍTULO DE CIDADÃO CAMPINEIRO NA CÂMARA

A INICIATIVA DA HONRARIA FOI DO VEREADOR LUIZ ROSSINI, PRESIDENTE DO LEGISLATIVO

Em sessão solene da Câmara Municipal, realizada nas dependências da Casa D’Itália, no último dia 16, terça-feira, como parte das comemorações dos 150 anos da imigração italiana no Brasil, o empresário Valter Patriani recebeu o título de Cidadão Campineiro por iniciativa do vereador Luiz Carlos Rossini (Republicanos), presidente do Legislativo.

O HOMENAGEADO

Natural da cidade de Novo Horizonte (SP), o empresário Valter Patriani, 66, lançou seu primeiro empreendimento em Campinas no ano de 2010, o Vértice Patriani, no Jardim Pauliceia. Desde então, já foram 15 empreendimentos comercializados (entre os quais o Sirius Campinas, o prédio mais alto da cidade) que estimulam a economia local e geram milhares de empregos diretos e indiretos a população.

Valter Patriani iniciou a carreira na área de Turismo, tendo chegado a ser presidente da CVC Corp, uma das principais Holdings de empresas do ramo de Turismo da América Latina, fundada e sediada na cidade de Santo André. Paralelo ao trabalho, ele também investia no mercado imobiliário.

Também merece destaque o cumprimento do dever social e legal diante de todas as contrapartidas públicas – neste campo se encaixam a construção da Residência Inclusiva Renascer, que acolherá jovens e adultos com deficiências no Parque Industrial; a decoração da Rua 13 de Maio por um ano com guarda-chuvas coloridos; reforma e ampliação do Recinto das Araras, no Zoológico do Bosque dos Jequitibás; e a reforma do Terminal Mercado, parte das comemorações dos 250 anos de Campinas.

SEMANA ITALIANA

Realizada entre 14 e 21 de abril, a Semana Italiana (organizada pela Casa D’Itália) teve intensa programação cultural e gastronômica. O evento contou com apoio da Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e Vice-Consulado Geral da Itália em Campinas.

A celebração do Dia da Comunidade Italiana, em 17 de abril, entrou para o calendário oficial da cidade por meio de uma lei de Luiz Carlos Rossini. A data é a mesma da fundação do antigo Circolo Italiani Uniti (Atual Casa de Saúde), inaugurado em 1886 com projeto de Samuele Malfatti e Ramos de Azevedo para dar assistência, educação e lazer à colônia Italiana.

Durante a Semana Italiana, todas as fachadas do prédio do Legislativo ficaram iluminadas com as cores da bandeira italiana: verde, branco e vermelho.