Exposição na Câmara resgata parte da história dos 250 anos de Campinas em forma de ilustração, caricatura, charge e cartoon
Campinas é uma cidade cheia de história e, como dizia o grande cartunista Ziraldo, um celeiro de grandes artistas. Nada melhor então para comemorar o aniversário do município do que promover uma mostra unindo as duas coisas. A partir deste dia 22 de abril, a Câmara Municipal sedia a exposição Campinas 250 anos: História & Arte, promovida em parceria com a Pandora Escola de Arte.
“A Câmara está fazendo uma série de atividades para celebrar o aniversário da cidade, que ocorrerá em 14 de julho, e a valorização da cultura de Campinas não poderia ficar de fora. A produção cultural de nossa cidade é riquíssima na música, teatro, escultura e tantas outras áreas, entre as quais se destacam as artes gráficas”, ressalta o vereador Luiz Rossini (Republicanos), presidente do Legislativo.
Ao todo, são dez trabalhos de professores e convidados, divididos entre ilustrações, caricatura, charge e cartoons. As produções foram realizadas em técnicas variadas, que incluem o uso, por exemplo, de nanquim, pintura digital, grafite, tinta acrílica e até uma mistura de café, grafite e aquarela.
“A proposta feita aos artistas foi trabalhar a história do município tanto em cima de grandes áreas da cidade, tanto educação, cultura, desenvolvimento econômico e esporte quanto de momentos da história como, por exemplo, a fundação da cidade”, conta Ricardo Quintana, curador da exposição pela Pandora.
Participam da mostra artistas consagrados e profissionais que atuam área: Bira Dantas, Rafael Marçal, Dimaz Restivo, Well Rosa, Marcelo Toni, Fabu, Luca Carletto Coelho, Lui Bonon, Vitor Gorino e o próprio Ricardo Quintana.
A exposição será aberta em lançamento marcado para as 17 horas deste dia 22 de abril, no hall de entrada da Câmara, e permanecerá no local até o dia 26 de junho, podendo ser visitada durante o horário de funcionamento da Casa – inclusive nas noites de Reuniões Ordinárias e Solenes. Após esta data, a mostra também ganhará versão virtual no site da Câmara.
Por sinal, além das dez artes em si (contendo nome de cada peça, artista, técnica e Instagram do autor), cada uma delas estará acompanha de um QR Code levando até página na Internet onde será possível saber mais sobre o tema escolhido e uma minibiografia do artista.
Texto: Câmara Municipal de Campinas
Imagens: Campinas 250 anos: História & Arte