MICHELE RUSSO FALA SOBRE INCLUSÃO SOCIAL E A IMPORTÂNCIA DO APOIO GOVERNAMENTAL NA PROMOÇÃO DE AÇÕES INCLUSIVAS

De acordo com a assessora de Gabinete da prefeitura e ex-conselheira tutelar Michele Russo, em Bertioga, a inclusão social acontece em diversas frentes: na Educação, nos Esportes, na oferta de empregos e muito mais. “O governo Caio Matheus tem dado passos importantíssimos e que são divisores de águas nessa questão”, ela disse. “Está em construção o ‘Nace 18+’, uma grande conquista para as pessoas com deficiência que estão na fase adulta e precisam de atendimento continuado e às suas famílias”, destacou.

“Além disso, teremos a nova sede da Apae, que ampliará os atendimentos aos alunos que, por suas múltiplas deficiências, inclusive a intelectual, precisam de escolas com recursos mais individualizados”, ela ressaltou.

“E quero falar com carinho também da iniciativa do prefeito Caio Matheus de trazer para Bertioga o programa ‘Meu Emprego Inclusivo’, do governo do Estado. Esse é outro passo relevante para que as PCD tenham preparo, cursos a disposição e oportunidades no mercado de trabalho”, disse Michele Russo destacando a importância do apoio governamental na promoção de ações inclusivas.

“Para os familiares e, em especial, para as mães das PCD, quero dizer que todo esforço valeu! A luta dessas mães para mudar a forma como a sociedade vê e interage com PCD tem tido resultados cada vez mais incríveis”, afirmou. “Elas são prova de que é possível mudar a forma como a sociedade se organiza. E mudar para melhor! Parabéns à elas, que são mães incríveis e mulheres que nos inspiram”, disse.

CAMINHADA INCLUSIVA

Segundo Michele Russo, a Caminhada Inclusiva não é apenas um evento, é também um símbolo de união e solidariedade em torno de uma causa importante. “Ela demonstra o compromisso da nossa comunidade em criar um ambiente mais acolhedor e inclusivo para todos os cidadãos, independentemente de suas diferenças. É também um chamado para que haja reforço nas políticas públicas e ações voltadas a esse tema”, ponderou.

“A conscientização das pessoas é muito valorosa para a causa. Mas, junto a isso, precisam vir também as políticas públicas, são elas que transformam a realidade das pessoas”, Michele Russo observou. “Nossa sociedade tem que estar estruturada para que todos tenham acolhimento adequado na saúde, educação, inserção no mercado de trabalho. As cidades só podem ser chamadas de espaço para todos quando a acessibilidade e a inclusão forem parte do planejamento urbano e das ações de governo”, ressaltou.

Pré-candidata a Câmara Municipal nas eleições do dia 6 de outubro, Michele Russo completou: “Eu acredito muito na importância dos espaços públicos inclusivos, seja nas escolas, que podem ter mais investimentos nesse sentido, na criação de praças da inclusão e, principalmente, percebo que é necessário centralizar as informações públicas municipais, de forma digital, para que as mães não sejam reféns da burocracia. Elas precisam de atendimento ágil e apoio, porque a vida delas é muito desgastante. Mães de PCD não têm tempo a perder”, ela considerou.

PROMOVENDO A CONSCIENTIZAÇÃO E A INCLUSÃO

Mais de 600 pessoas participaram da Caminhada Inclusiva 2024, realizada no início do mês, dia 7, domingo, com trajeto do Complexo Esportivo “Pé N’areia”, até a Tenda de Eventos. Na ocasião, a população vestiu a camisa da inclusão e se envolveu em diversas atividades de lazer e recreação, além de brinquedos infláveis, cama elástica, piscina de bolinhas, pula-pula e outras diversões. “A inclusão social é um conceito amplo, mas vital para criar e manter ambientes diversos, harmoniosos e igualitários”, finalizou Michele Russo.