ESPECIAL “DIA INTERNACIONAL DA MULHER”

Renata Barreiro, vereadora de Bertioga

O Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, é uma data muito importante do calendário mundial. É um momento de reflexão sobre a luta e as conquistas das mulheres, principalmente por igualdade e respeito ao longo da história. Todos os anos, o Jornal EXTRA destaca o protagonismo feminino de mulheres bertioguenses que brilham em suas áreas. Mais do que líderes em seus segmentos, elas são exemplos que ajudam a transformar seus ambientes profissionais e a sociedade como um todo.

CONHEÇA AS LIDERANÇAS FEMININAS QUE SE DESTACAM EM SUAS ÁREAS DE ATUAÇÃO

VEREADORA RENATA BARREIRO: “NA LUTA CONTRA A VIOLÊNCIA À MULHER”

Na opinião da vereadora Renata Barreiro, vários são os desafios a serem enfrentados pelas mulheres ainda em 2024. Porém, ela enfatiza que diante de todas as dificuldades, o maior desafio de uma mulher continua sendo o mesmo, “o de se manter viva”.

A vereadora chama atenção para o fato de o Brasil estar entre os cinco países do mundo com mais vítimas de feminicídio, isto é, de assassinatos cometidos em razão da condição de gênero feminino.

Em 2023, uma mulher morreu a cada 6 horas vítima de feminicídio no Brasil. Segundo estudo divulgado nesta quinta-feira (dia 7) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 1.463 mulheres foram vítimas desse tipo de crime. Outros crimes, como de lesão corporal e violência sexual também ganham destaque.

Conforme a vereadora, conhecida por defender as causas do setor da saúde na Câmara Municipal, a forma de superar esse desafio é por meio da promoção de políticas públicas que visam a extinção do machismo e do racismo da nossa sociedade. “O Brasil sempre foi e permanece sendo um país racista e machista, esses comportamentos são produtos de uma sociedade historicamente desigual e que precisa dar passos importantes na luta contra o patriarcado.

A parlamentar encerra ressaltando que o Dia da Mulher é uma data para refletir e lembrar que as mulheres ainda têm uma longa caminhada pela igualdade de direitos. “Um dia para celebrar e agradecer às mulheres que lutaram para que todas nós pudéssemos ter o direito de estudar, trabalhar, amar, votar e nos expressarmos livremente. Feliz Dia das Mulheres 2024”, deseja Renata Barreiro.