Dário debate programa inovador de prevenção da diabetes durante viagem à Dinamarca

Prefeito viaja neste sábado, 17, e apresentará resultados e próximas medidas do “Passos para uma vida melhor”. Wanderley de Almeida assume cargo interinamente

Dário vai debater programa da saúde na Dinamarca; Wandão assume Prefeitura

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, viaja na tarde deste sábado, 17 de fevereiro, para a Dinamarca, onde participará de debates sobre o programa inovador “Citties Changing Diabetes: Passos para uma Vida Melhor”, voltado à prevenção da obesidade e redução da incidência de diabetes. A cidade é a única do Brasil e uma das 47 do mundo que aderiu à iniciativa global, em parceria com o país europeu. Veja abaixo detalhes da apresentação.

A viagem não tem custo para o município, uma vez que passagens e hospedagens foram providenciadas pelo governo da Dinamarca.

O evento em Copenhage possibilita a troca de experiências entre os países e discussões de futuros acordos para implementar novas medidas de saúde. O prefeito será acompanhado pela coordenadora da Área Técnica de Especialidades na Saúde, Renata Cauzzo Zingra Mariano, e o retorno está previsto para 25 de fevereiro.

“Campinas reafirma seu compromisso como referência em saúde ao ser a única cidade brasileira participante desse programa global. Diabetes e obesidade são problemas sérios de saúde pública, com impactos econômicos e sociais significativos, e requerem abordagens inovadoras e abrangentes”, ressaltou Dário.

O vice-prefeito, Wanderley de Almeida, assume a Prefeitura no período da viagem. Ele tomou posse na noite desta sexta-feira, 16 de fevereiro.

O que será apresentado?

Durante a apresentação, o prefeito fará debates com o governo local e delegações de países participantes do programa global. A abordagem trata da organização do SUS em Campinas, destaca os resultados do primeiro ciclo do “Passos para uma vida melhor”, iniciado em cinco áreas da cidade, e discute as próximas etapas, que incluem mais 31 territórios. Com isso, as ações contemplam metade da cidade e cerca de 610 mil habitantes.

Primeiro ciclo do programa

O primeiro ciclo, realizado de abril a agosto de 2023, após Campinas aderir ao “Cidades Mudando a Diabetes”. O objetivo foi implementar intervenções para reduzir a obesidade e, consequentemente, diminuir a incidência da diabetes tipo 2 a longo prazo. O programa tem como propósito promover autocuidado, saúde e bem-estar para a população.

Os bairros contemplados foram São Marcos, Conceição, Itajaí, DIC VI e Nova América. Naquele período foram realizadas ações piloto e sustentáveis, divididas em duas etapas:

Formação para servidores

– 4 encontros, totalizando 12 horas
– participação de 79 profissionais
– capacitação das equipes com conteúdo on-line e ferramentas de planejamento

Ações para a população

– 15 ações interdisciplinares, com envolvimento de várias secretarias municipais
– 941 participantes
– 73% das ações foram realizadas em escolas
– mais da metade com medição de dados da saúde
– impacto para 2021 pessoas

O que vem pela frente?

As intervenções para autocuidado e prevenção da diabetes serão estendidas de cinco para 36 territórios de Campinas neste ano, com foco nas áreas mais vulneráveis. Além de desenvolver novas estratégias, o plano prevê a criação e monitoramento de indicadores para atingir os objetivos definidos desde o primeiro ciclo. Isso inclui a capacitação de mais profissionais para alcançar metade da população da cidade.

Durante as reuniões com delegações de outros países, incluindo o governo da Dinamarca, ainda serão discutidas propostas de trabalho para futura implementação na área de saúde.