VEREADOR GUARUJÁ NARRA A SUA TRAJETÓRIA NA CIDADE DE BERTIOGA
PARLAMENTAR VINDO DA BAHIA TEM IDENTIDADE POLÍTICA E DE VIDA NAS CHÁCARAS VISTA LINDA ONDE MORA ATÉ HOJE
Natural de Ipiaú, no interior da Bahia, o vereador bertioguense Gilmar Barbosa, 43 anos, o Guarujá, é um representante da força nordestina em terras paulistas. Aos 13 anos de idade chegou no Estado de São Paulo, indo morar em Guarujá, de onde herdou o apelido.
Com 19 anos foi trabalhar na Riviera de São Lourenço. Para encurtar a longa distância de uma cidade a outra, decidiu morar em Bertioga, onde já mora há 24 anos. Pai de um filho e uma filha: Matheus, 21 anos e Sofia, 16 anos; Guarujá é casado com Cinthia dos Santos Sena, que tem uma participação muito ativa na vida política do marido.
Desde que chegou na cidade, Guarujá mora no bairro Chácaras Vista Linda. “Cheguei na época em que o prefeito era o Dr. Lairton, um médico muito conceituado e querido pelo povo. Ele tinha contato direto com a população”, recordou. A forma do trato do médico e político com o povo bertioguense despertou o gosto do baiano pela vida pública.
“Quando cheguei na Chácaras Vista Linda não tinha nenhuma associação de bairro”, lembrou. “Surgiram algumas que tiveram vida curta”, lamentou. Ele sabia que os moradores precisavam de uma entidade para debater a solução dos problemas da comunidade.
“Eu e uns amigos fazíamos trabalhos voluntários de ajuda à população, e ajudamos muitos moradores. Nisso, há uns oito anos, me chamaram para a eleição da diretoria da associação recém-formada. Participei e ganhei a presidência do bairro com 480 votos. Concorri a segunda eleição e ganhei novamente”, falou historiando o nascimento do líder comunitário das Chácaras Vista Linda.
Reconhecido como a voz do bairro, lançaram sua candidatura a vereador nas Eleições Municipais de 2016. “Sai e obtive 505 votos, fiquei como vereador suplente. Sem baixar a cabeça continuei a ajudar nas Chácaras Vista Linda”, comentou. “Me candidatei de novo à presidência do bairro e fui eleito com quase 800 votos”.
Era hora do bairro ser representado na Câmara Municipal e ela chegou. “Em 2020 me candidatei ao Legislativo bertioguense e fui eleito, graças a Deus e ao povo que sempre confiou em mim”, reconhece .
O seu mandato é focado na área social. “É onde a gente agrega esportes, cultura, lazer e educação”, elenca. “Eu acho que isso é o que salva vidas. E é o que eu gosto de trabalhar porque é uma bandeira que a gente leva com carinho. Faz com o coração e se sente muito recompensado de ver a felicidade das pessoas que ajudamos”, afirma.
O vereador pertence ao Republicanos. “Estou bem no partido que é o mesmo do governador Tarcísio de Freitas, cujo governo apoia forte a gestão do prefeito Caio Matheus”, expõe.
COMUNIDADE
Por meio do projeto “Um Amanhã Com Esperança”, Guarujá ajudado por sua equipe promove atividades de esporte, cultura e lazer na Chácaras Vista Linda. No espaço comunitário do bairro articula eventos festivos como o Dias das Crianças, Páscoa e Natal. Também no mesmo local faz o já tradicional “Café com Guaru”, que é um café da manhã especial oferecido à comunidade. “E me confraternizo, converso e ouço a população”, finaliza.
ATUAÇÃO DO “CAIUBURA A BORACÉIA”
A atuação do vereador Guarujá não se restringe e nem se limita às Chácaras Vista Linda. “O meu trabalho é para toda a Bertioga. Vou no Caiubura, Boracéia, Sítio São João, Jardim Vicente de Carvalho, Mangue Seco, Ana Paula, Jardim Rafael, Chácaras, Vista Linda, City Mar, Indaiá e outros”, situa.
“Pode entrar em contato com minha assessoria, com o meu gabinete ou direto comigo. A gente é eleito para trabalhar e dar respaldo a situações que precisam do nosso mandato”, pondera.
“Os serviços públicos têm de alcançar as pessoas em vulnerabilidade social. Sozinho a gente não consegue. O poder público tem a prerrogativa e a obrigação de assistir essas pessoas através das secretarias competentes, destinar a elas o que elas precisam”.
A forte atuação extra-bairro faz com que o vereador apareça entre os vereadores mais citados na preferência dos eleitores bertioguenses, pontuando bem nas pesquisas de intenções de votos que são realizadas na cidade.
SAÚDE E SEGURANÇA
Segurança: O vereador observa que a Polícia Militar tem um efetivo pequeno para atender as necessidades de Bertioga. “A segurança não é das melhores e o Governo do Estado precisa aumentar o efetivo da PM”, argumenta.
“A população cresceu muito e precisa de mais policiais nas ruas. Acredito que a Guarda Civil Municipal que vai receber mais 100 guardas vai ajudar nessa situação.
Saúde: Ele vê que a área de saúde vai melhorar com a conclusão e funcionamento do anexo do Hospital Municipal. “Teremos mais leitos, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), cirurgias de alta complexidade. Acredito que seremos referência para o SUS e região”, finaliza o parlamentar.