CLUBE DE TIRO E CENTRO DE FORMAÇÃO CARAMURU TRABALHA FORTE PARA BERTIOGA TER A GCM DE MAIS ALTO NÍVEL DO PAÍS

A FORMAÇÃO DO ANO EFETIVO É REALIZADA POR PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA QUE JÁ TÊM LONGOS ANOS DE EXPERIÊNCIA NA ÁREA

O Clube de Tiro Defensivo e Esportivo Caramuru realiza um trabalho intenso e minucioso para atender a intenção pretendida pela Prefeitura de Bertioga que é ter uma Guarda Civil Municipal (GCM) de elite para atuar em conjunto com as polícias Civil e Militar na segurança do município.

Visando cumprir com êxito a meta, o clube localizado na Rodovia Rio-Santos, km 228, Sítio São João, em Bertioga, tem no seu quadro de instrutores profissionais que atingiram altas patentes na Polícia Militar do Estado de São Paulo, e passaram para a reserva.

Está a cargo deles a responsabilidade direta do curso de formação de 100 futuros agentes aprovados no recente concurso público da GCM de Bertioga. Entre os oficiais graduados, está o Coronel PM, Argeo Rodrigues, que é o coordenador do curso.

Hoje na reserva, o oficial que dedicou 35 anos de sua vida à Polícia Militar paulista afirma que compartilha com os futuros GCMs toda a experiência adquirida ao longo dos anos de profissão.

I

Em seu currículo, Argeo Rodrigues, tem o registro de atuações na Zona Oeste paulistana e também liderou comandos da Polícia Militar em cidades do interior do estado: Franca, Ribeirão Preto, São Carlos e Araraquara. No litoral paulista trabalhou em Santos, Mongaguá, Itanhaém e Praia Grande.

O curso de formação começou oficialmente no dia 13 de dezembro, um dia antes teve evento no Sesc Bertioga, ocasião em que o prefeito “deu” boas vindas aos alunos. O curso finaliza no dia 08 de março de 2024.

O que se segue agora é o desenvolvimento da grade curricular que envolve matérias da área do Direito, aulas de técnicas e procedimentos operacionais, defesa pessoal, tiro policial de defesa, ensinamento da filosofia de polícia comunitária, disciplina importantíssima que aborda o papel das guardas civis no contexto da segurança pública.

Eles terão uma carga bastante robusta de formação no campo da segurança pública. Posteriormente vão fazer alguns estágios e depois acontecerá a formatura onde a prefeitura de Bertioga, juntamente com o Clube de Tiro Caramuru, entregará à cidade os 100 novos guardas civis municipais.

“Eles vão sair com uma capacidade tremenda de resolução de questões, de atendimento de ocorrências, com segurança pessoal, segurança do cidadão. Realmente o que nós queremos é pontuar entre as 10 melhores Guardas Municipais do Brasil. É um projeto arrojado”, reconhece o militar da reserva.

“A cidade de Bertioga vai contar com uma Guarda Municipal de nível excelente. Eu assino embaixo, eu garanto que será de alta qualidade. Também sou auditor de qualidade, trabalho sempre com o intuito de surpreender os clientes. Eles pedem algo de bom nível e surpreendo entregando algo de nível muito superior ao pedido feito”.

PARTE DOS ALUNOS JÁ TEM EXPERIÊNCIA NA ATIVIDADE SEGURANÇA PÚBLICA

O coronel ao expor o perfil dos alunos em formação deixou visível que a formação de uma GCM de Elite não está longe da realidade. “Para se ter uma ideia, temos aqui policiais civis e militares, policiais penais, GCMs de outras cidades da Baixada Santista, Grande São Paulo, Capital paulista, Brasília, e do Nordeste brasileiro”, elencou.

Ele ainda revelou que membros das três divisões das Forças Armadas, (Exército, Marinha e Aeronáutica), integram o corpo de alunos em formação. De acordo com o coronel Argeo Rodrigues, 65% do efetivo têm nível superior, cabendo destacar que o grupo é composto por homens e mulheres.

“Essa turma é ótima, exemplo; temos um aluno formado em arqueologia pela Universidade Federal do Rio Grande. Ele tem extrema capacidade, participou de projetos na Europa e veio ser guarda municipal em Bertioga”, exaltou.

Independente de já terem, ou não, experiência na área de segurança, todos os alunos passam pelo processo de treinamento que, a grosso modo, equivale a uma requalificação profissional. O coordenador do curso acredita que aprimorar o conhecimento e aumentar o nível de aprendizado é fundamental na formação de profissionais de ponta.

DIRETORIA DO CLUBE DE TIRO ELENCOU OS MELHORES PARA LIDERAR O CURSO

Quanto maior a carga de conhecimento e aprendizado melhor a formação. A linha de pensamento é defendida pelo advogado e empresário Merson Nor. Proprietário do Clube de Tiro Defensivo e Esportivo Caramuru, ele participou e venceu a licitação da prefeitura para ministrar o curso de formação de GCMs.

Na ocasião, o prefeito de Bertioga, Caio Matheus (PSD) evidenciou que queria para a cidade um curso de alto nível que resultasse numa Guarda muito eficiente.

“O Dr. Merson fez pesquisas minuciosas até chegar a nós. Então nos convidou para integrar a equipe de instrutores, ao todo somos 12 instrutores, sendo nove fixos e três substitutos. O Clube soma 168 alunos, incluindo os que estão em formação para atuar na GCM de Bertioga”, contou o coronel.

Embora já apresentando um “time” de excelência para as finalidades do Clube, muito perspicaz, o Dr. Merson se submeteu a uma análise bastante criteriosa para escalar o quadro de professores do curso de formação.

CLUBE DEVE SER CONVERTIDO EM CENTRO DE FORMAÇÃO DE GUARDAS MUNICIPAIS

O curso tem atividades extracurriculares que o complementam, é transmitido ao futuro GCM que ele vai trabalhar com todo o tecido social. “O povo brasileiro é bastante miscigenado. Tem o afrodescendente, o branco, os povos originários (indígenas), pessoas de diversas religiões, o pobre e o rico”, pontuou o coronel.

Nisso, ele acrescenta que o GCM é preparado para atuar, socorrer, atender ocorrências com diversos públicos e ver a todos eles de forma “una”, sem nenhuma distinção. “A prioridade é cumprir a função com responsabilidade que a profissão exige, e da melhor forma possível”, assinala o coordenador.

“Atuar na área de segurança pública é muito complexo. Conscientizamos os alunos de que o nosso trabalho tem de acontecer a inserção, que é preciso um conhecimento bastante eclético da sociedade”, englobou.

“Essa será a primeira turma formada pelo Clube de Tiro Caramuru, que antevendo o sucesso da missão automaticamente, e obedecendo os trâmites legais, vai passar a ser um Centro de Formação de Guardas Municipais”, revelou o coronel.

Ainda segundo ele, mesmo sendo uma informação extraoficial, a notícia “correu”, saiu dos limites de Bertioga e os comandos das Guardas Civis de outros municípios já estão fazendo contatos para obter informações sobre como podem aprimorar, aperfeiçoar e formar novos agentes de suas respectivas cidades.

POSSIBILIDADE DE “SUBIR” NA PROFISSÃO ELEVOU A PROCURA PELA GCM DE BERTIOGA

O coronel Argeo Rodrigues colocou um ponto importante, ele observou que a intensa procura pelo ingresso na GCM de Bertioga não é somente devido ao fator salário, mas pelo pensamento de evolução profissional, que está relacionado à questão de plano de carreira.

Muitas cidades, inclusive algumas da Baixada Santista, não têm essa progressão bem programada. Isso chama a atenção, porque nem sempre o atrativo é só o salário. Eles querem a oportunidade de progredir na carreira, o que é importante e motiva a se dedicar muito à profissão porque o esforço vai ser endossado nas promoções”, ilustrou.

Os profissionais que ilustram o quadro operacional do Clube de Tiro Defensivo e Esportivo Caramuru e falaram com a reportagem, além do Coronel PM Argeo Rodrigues (coordenador), são: Raul Thamer de Toledo Almeida (instrutor de armamento e tiro); Coronel PM Lira (instrutor de defesa pessoal, condicionamento físico e ordem unida); Tenente PM, Adilson Pinheiro da Silva (procedimentos operacionais, abordagem de menor potencial ofensivo); 1º Sargento PM, Alex Ribeiro Costa (instrutor de armamento e tiro),

Todos eles saudaram a iniciativa do diretor do Clube, Merson Nor, de levar adiante o projeto visando fortalecer a segurança da cidade de Bertioga.