ESPECIAL “DIA INTERNACIONAL DA MULHER” LUCÍLIA GOULART CERQUEIRA CAMARGO BARBOSA – ADVOGADA, PROFESSORA E POLÍTICA
CONHEÇA AS LIDERANÇAS FEMININAS QUE SE DESTACAM EM SUAS ÁREAS DE ATUAÇÃO
O Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, é uma data muito importante do calendário mundial. É um momento de reflexão sobre a luta e as conquistas das mulheres, principalmente por igualdade e respeito ao longo da história. Todos os anos, o Jornal EXTRA destaca o protagonismo feminino de mulheres bertioguenses que brilham em suas áreas. Mais do que líderes em seus segmentos, elas são exemplos que ajudam a transformar seus ambientes profissionais e a sociedade como um todo.
A advogada e Mestre em Direitos Difusos e Coletivos pela UNIMES (Universidade Metropolitana de Santos), Lucília Goulart Cerqueira Camargo Barbosa, faz parte da história da política local. Professora Universitária e Presidente do PL Mulher de Bertioga, já atuou como Secretária de Habitação da Prefeitura de Bertioga e Consultora Jurídica do Programa Estadual de Regularização Fundiária do Governo de São Paulo.
Neste Dia Internacional da Mulher, Lucília Goulart enfatiza a importância da participação feminina nos espaços de poder para criação e defesa de políticas públicas que contemplem o gênero. “A política precisa e deve ser assunto de mulher, só se faz grandes mudanças na política com a participação feminina”, disse. Ela lembra que as mulheres representam mais de 50% do eleitorado nacional, porém, ainda não têm a devida representatividade no sistema político.
A advogada afirma que está mais do que provado que ter mulheres na política traz grandes conquistas e legislações mais justas para a sociedade, como a Lei Maria da Penha, a lei que criminaliza o Stalking, leis que garantem acesso à mamografia, absorventes higiênicos, atendimento multidisciplinar às mulheres vítimas de violência doméstica, sexual, de combate ao machismo entre outras. Ela ressalta que o Dia Internacional da Mulher é uma data propícia para apontar a importância da contribuição das mulheres na conquista da democracia.
“Vamos celebrar as coisas boas que já aconteceram, as muitas leis que foram aprovadas, porém, o caminho ainda é longo para igualdade. Essa luta por espaço, essa luta por novas legislações, ela segue sendo constante. A gente ainda tem desafios a serem enfrentados e desafios a serem vencidos, por isso, é fundamental que tenhamos mulheres na política e que elas possam, através do seu voto, decidir não apenas quem serão seus representantes, mas também serem eleitas para ocupar os espaços de poder”, finaliza Lucília Goulart.