GOVERNADOR DE SP QUER USO DE MÁSCARAS OPCIONAL NO ESTADO

O uso de máscaras de proteção contra a Covid-19 será facultativo no estado em locais abertos a partir de 11 de dezembro, mas, as cidades é que devem definir se acatam ou não a medida

O governador João Doria (PSDB) anunciou nesta quarta-feira, 24 de novembro que o uso de máscaras de proteção contra a Covid-19 será facultativo no estado em locais abertos a partir de 11 de dezembro, mas, as cidades é que devem definir se acatam ou não a medida. Na Baixada Santista, no litoral de São Paulo, os municípios estão divididos entre seguir ou não a recomendação.

Bertioga, Cubatão, Mongaguá e Praia Grande informaram que ainda estudam a questão, e que, até segunda ordem, manterão as regras sanitárias atuais. As cidades de Santos e Peruíbe disseram que irão acatar as medidas sugeridas pelo estado, seguindo a data prevista. A Prefeitura de Santos, porém, acrescentou que, devido à possibilidade de uma nova onda de Covid-19, a administração municipal prepara uma campanha de conscientização para o uso da proteção facial em ambientes com aglomeração ou grande fluxo de pessoas.

Em contrapartida, as prefeituras de Guarujá e São Vicente negaram seguir o anúncio de João Doria. Guarujá informou que o uso de máscaras nas vias públicas é recomendado, conforme a legislação vigente, e que o descumprimento pode acarretar em penalidades como detenção de 15 dias a um ano. A Prefeitura de São Vicente pontuou que concentra a atenção na campanha de vacinação, para que o cenário seja cada vez mais seguro, e acrescenta que, até o momento, o uso segue obrigatório na cidade. Outras informações sobre este caso, serão divulgadas pelo Extra assim que surgirem.