Bertioguense recebe o prêmio Jovem Brasileiro na categoria Sustentabilidade e Meio Ambiente
Ela é formada em Ciências e Tecnologia do Mar na Universidade Federal de São Paulo, atualmente cursando um mestrado nesta mesma área e, também é graduada emEngenharia Ambiental na Unifesp
Uma bertioguense ganha o prêmio Jovem Brasileiro e ela se chama Luiza dos Santos Amâncio, 24 anos, filha de mãe comerciária e de um saudoso pai motorista de ônibus. Ela estudou em escola pública no ensino fundamental, mas ganhou uma bolsa para estudar no Colégio Caiçara, onde teve que manter notas altas em todas as disciplinas para garantir a continuidade de seus estudos até o término do ensino médio.
Ela é formada em Ciências e Tecnologia do Mar na Universidade Federal de São Paulo, atualmente cursando um mestrado nesta mesma área e, também é graduada em
Engenharia Ambiental na Unifesp. Luiza sempre foi muito engajada em movimentos ligados ao meio ambiente e é integrante do projeto Maré com a Comunidade, que trabalha com informações ligadas a uma área vulnerável num estuário. Nessa empreitada, Luiza passa instruções sobre a cultura oceânica, sustentabilidade e a importância do oceano e do meio ambiente, de forma geral, aos jovens.
Foi realizado um vídeo sobre esse projeto, o qual foi apresentado para uma comissão julgadora, com representantes do Instituto Oceanográfico da USP, da Faculdade Federal do ABC, entre outros. Dessa forma, a jovem Luiza foi escolhida pela bancada entre as quatro finalistas da vigésima edição do Prêmio Jovem Brasileiro, na categoria Sustentabilidade e Meio Ambiente. O evento aconteceu no Espaço B2 em São Paulo no dia 28 de outubro.