PRESIDENTE DO MORADA REBATE CRÍTICAS E DIZ QUE CHAFARIZ NO CENTRO COMERCIAL FOI SÓ UMA SUGESTÃO
“Não imaginei que isso fosse causar tanta polêmica e, digo que por outro lado, posso dizer que os comerciantes gostaram da ideia”, realça Trentino.
A notícia da instalação de um chafariz na Praça do Centro Comercial do Morada da Praia, postada no último final de semana nas redes sociais por uma moradora local que é a vice-presidente da CCE – Comissão Coordenadora da Eleição – causou polêmica e rendeu vários comentários nos grupos de WhatsApp e Facebook relacionados ao loteamento. No caso, a maioria dos moradores se posicionou contra essa suposta obra, que na verdade não passa de apenas um projeto, destacando que a Associação dos Condôminos deveria focar em outras prioridades, como a continuidade da obra de alargamento do canal central e a manutenção de ruas e da ciclovia local.
A notícia serviu como pretexto para opositores da atual administração questionar membros dos conselhos Deliberativo e Fiscal sobre a veracidade da informação. Queriam saber se a obra do chafariz já estava aprovada e se seria construída com a (Verba da Presidência, Contingência Estudos e Projetos) mais conhecida apenas por Verba da Presidência.
EM RESPOSTA TRENTINO
Segundo o presidente do Morada, Gerson Trentino, a ideia de construir um chafariz no centro comercial é um projeto conceitual, apresentado aos Proprietários de Comércios Regulares do Morada da Praia durante um jantar organizado para os representantes desse segmento no último dia 14 de outubro quinta-feira, na sede social do loteamento.
“Na realidade, o jantar foi para discutir sobre as solicitações feitas pelos Proprietários de Comércios Regulares ao prefeito de Bertioga, Caio Matheus, que teve uma reunião com eles realizada na noite do dia 21 de março de 2018, nas dependências do centro comercial, que contou com a participação em peso de comerciantes, além de alguns moradores. Na ocasião, os donos de comércios pediram ao alcaide melhorias na praça do Centro Comercial, tópicos registrados em atas e assinados por todos os presentes. As questões levantadas foram a melhoria da praça com banheiros públicos, coreto, área de lazer para as crianças, bancos para as pessoas sentarem, mesas com jogos de xadrez e de cartas, iluminação adequada para o local, um novo estacionamento com acessibilidade para pessoas especiais, lixeiras, limpeza do local e, também, segurança (pois, na época, alguns comércios sofriam furtos”, explica o mandatário local.
O presidente do loteamento Gerson Trentino
Com relação à reunião de 2018, o Extra chegou a publicar sobre o assunto em suas redes sociais e também em sua mídia impressa, na edição 1.045 de março do mesmo ano. Trentino ainda explica que os comerciantes à época, reclamaram ao prefeito que o responsável pela gestão do Morada da Praia naquele tempo vinha fazendo melhorias em diversos pontos do loteamento, (mas deixando de lado o Centro Comercial ). Os comerciantes destacaram que a reunião com o prefeito não teve nenhum interesse político e muito menos desafeto com o (então) presidente. O caso foi somente o interesse para pedir melhorias para o condomínio.
“Na ocasião o prefeito estava acompanhado de alguns vereadores e secretários municipais, entre eles o de Obras e o de Segurança Pública. Como o prefeito e o gestor da época tinham divergências políticas, o poder público não tinha como intervir e atender as reivindicações dos comerciantes locais, pois o Morada da Praia é um loteamento fechado e criado por lei federal, portanto, regido por lei federal”, comenta Gerson afirmando que o tempo passou e, em junho de 2021, ele assumiu o cargo da presidência.
“Foi quando o prefeito me avisou sobre a concessão da Portaria do Morada da Praia, que estava para vencer e que o loteamento poderia ter entrada livre, assim como acontece na Riviera. Para renovar a concessão, o prefeito pediu para analisarmos as reivindicações dos comerciantes para que também eles sejam atendidos dentro do necessário. Por esse motivo foi organizado esse jantar com os Proprietários de Comércios Regulares do Morada da Praia e mostrado a eles o projeto conceitual da nova Praça do Centro Comercial . Mas é só uma ideia do que pode ser feito, uma sugestão, desenvolvida a partir de um pedido da municipalidade que renovou a concessão da Portaria por tempo indeterminado. É projeto, não é execução e, isso foi apresentado aos comerciantes. Não foi discutido recursos com ninguém, nem mesmo o da presidência nessa questão, pois é um projeto conceitual que será apresentado ao poder público, para ver a questão de recursos com a municipalidade, o Morada é a segunda maior arrecadação do município. Temos que ver se a municipalidade pode ajudar. Foi só uma sugestão de um projeto para os comerciantes locais, que pode fazer parte da revitalização da Praça do Centro Comercial”, diz Gerson, ainda lembrando que faltam dois meses para a eleição de diretores da Associação. “Esse projeto conceitual vai ficar em aberto, não imaginei que fosse causar polêmica e, digo que por outro lado, posso dizer que os comerciantes gostaram da ideia”, realça.
NAS REDES SOCIAIS
Nas redes sociais do Morada (Instagram e Facebook) a notícia é a de que o projeto de revitalização do Centro Comercial é um pedido direto do prefeito Caio Matheus para atender uma reivindicação antiga dos comerciantes. Na ocasião foi elaborada apenas uma ideia de projeto sobre um início de trabalho que pode vir a ser a revitalização do Centro Comercial do Morada da Praia.
A administração está ciente das prioridades do loteamento, tais como manutenção das vias, que são muito prejudicadas com os mais de 80 caminhões que entram no Morada diariamente, sendo que muitos estão acima do limite de peso permitido. Outra informação é sobre a reforma da ciclovia e calçada que já vem sendo realizada. O calçamento só pode ser ampliado nos locais onde não há árvores e coqueiros que impeçam a obra.