Alunos de escola em Guarujá estão em quarentena por contraírem Covid-19
Afirma-se que uma professora de uma das turmas do 4º ano testou positivo na semana passada
Cerca de 12 estudantes testaram positivo para o Coronavírus na escola estadual Professor Emidio José Pinheiro em Guarujá – Litoral de São Paulo. Eles estão em quarentena por duas semanas devido a casos confirmados. Afirma-se que uma professora de uma das turmas do 4º ano testou positivo na semana passada. Os pais e responsáveis de alunos da mesma classe ficaram sabendo na última sexta-feira 24 de setembro e pediram à diretoria pela suspensão das aulas presenciais em todas as turmas, mas não tiveram êxito na solicitação.
Apenas a turma para qual a professora leciona, com 30 alunos, foi passada para aula remota, segundo os pais contam. A Seduc, entretanto, nega a informação e alega que, na verdade, duas turmas estão em quarentena que começou na terça-feira de 28 de setembro. Os pais e responsáveis das outras turmas que desejam optar pelo ensino remoto neste período, foram orientados a solicitar a mudança na secretaria da escola, assinando um termo de responsabilidade para a autorização.
Entre os alunos, há pelo menos duas crianças que precisaram de atendimento médico devido a sintomas mais graves da doença.
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) confirmou, por nota, que há casos prováveis de Covid-19 entre estudantes e servidores na Escola Estadual Professor Emídio José Pinheiro.
Os casos foram registrados no Sistema de Informação e Monitoramento da Educação (Simed) e a Vigilância em Saúde local foi notificada. Uma nova sanitização da escola será realizada no sábado 2 de outubro.
A Seduc afirma que os casos foram restritos a duas salas de aula, que tiveram as atividades presenciais suspensas por 14 dias. As aulas seguem de forma remota pelo Centro de Mídias, sem prejuízo da aprendizagem. No restante das salas, as aulas continuam de forma presencial, com a autorização dos pais, que foram orientados sobre a situação.
A pasta ressaltou que as escolas são ambientes controlados, que recebem os alunos de acordo com a capacidade permitida, além do uso obrigatório de máscara, álcool em gel, medição de temperatura e distanciamento social. Os casos prováveis de servidores e alunos são acompanhados por meio do Simed, que tem os dados atualizados periodicamente. Prefeitura. Em nota, a Diretoria de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Guarujá informa que foi notificada pela Escola Estadual Professor Emídio José Pinheiro, onde foi identificado que seis alunos da mesma classe e três professoras foram afastadas. Eles informam que a diretoria da escola colocou toda a classe em quarentena.
A Diretoria de Vigilância orientou que todos fizessem a testagem para identificar casos de Covid-19 na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Rodoviária. Das três professoras, uma testou negativo, uma está internada e outra aguarda o resultado do teste. Os demais funcionários da unidade estudantil testaram negativo e a diretoria da escola realizou reunião com os pais para dar esclarecimentos.
Segundo a prefeitura, a diretoria da unidade mantém contato regularmente com a Diretoria de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Guarujá e a Secretaria Estadual de Educação. A administração municipal informa que as aulas das outras salas prosseguem normalmente e todo o corpo docente cumpre todos os protocolos estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Fonte: G1