Oposição à atual gestão do Morada “blefa” e “Trentino” é quem renova decreto da portaria
No caso, membros opositores teriam postado fotos de um evento político sobre a reeleição do atual prefeito Caio Matheus, como se fosse um encontro deles com o alcaide, para se discutir a renovação do decreto municipal que formaliza o controle de acesso na portaria do loteamento. Ocorre que o referido decreto foi renovado no dia 19 de agosto e este registro pode ser visto num vídeo postado na página da prefeitura de Bertioga, em que o chefe do executivo e o atual presidente do Morada, (Gerson Trentino – situação) estão comemorando o feito
A portaria do Morada da Praia implantada na década de 90, sempre foi motivo de polêmicas, pois o loteamento fechado é um bairro, local público onde as pessoas podem adentrar. Entretanto, deste a mencionada a época, sempre houve regras neste portal de entrada, sendo que para adentrá-lo, todos sempre necessitaram de se identificar.
Há alguns anos, aconteceu de um munícipe que estava usando do direito de ir e vir, estacionar o seu veículo dentro do condomínio, isso para ir à praia que fica de frente à portaria. Essa situação chegou a virar caso de polícia, pois ele só retirou o carro do local quando os guardas chegaram após serem acionados pelos funcionários locais.
Outros manifestos realizados por pedestres e condutores de veículos comerciais, entre outros, já aconteceram também, pelos mencionados serem contra o controle de acesso. Inclusive, até à atualidade, existem moradores do Morada que são contra as medidas que restringem a passagem na portaria. Alias, sempre manifestam esses descontentamentos em redes sociais e grupos de WhatsApp.
Alguns residentes inadimplentes já até chegaram a ser proibidos de adentrar o local pela entrada exclusiva de associados em determinada época e, precisavam de ter o acesso ao interior do condomínio pela entrada principal, por onde entram visitantes e prestadores de serviços. Inconformados com a situação, muitas vezes criavam confusão que acabavam na delegacia, gerando boletins de ocorrência contra a associação. Já houve, inclusive, manifestos para que o acesso ao Morada da Praia fosse igual ao da Riviera.
O certo é que hoje, a portaria conta com vigilância 24 horas, com câmeras de segurança, tecnologia para reconhecimento facial e de placas de veículos, entre outras formas de conferir a identificação de quem quer que seja. E é muito válido fazer a menção de que, na atualidade, o funcionamento da portaria do Morada da Praia se faz através de decreto da prefeitura, que venceu, mas foi renovado no dia 19 de agosto, em uma cerimônia acontecida no gabinete do prefeito Caio Matheus, às 9 horas da manhã. Sobre este caso, para um melhor entendimento da situação ligada ao portal de entrada do Morada, é válido relembrar que este ano de 2021 é de eleições para a direção do loteamento.
O BLEFE
Assim sendo, a oposição à atual gestão do Morada, que é candidata à reeleição, postou em grupos de WhatsApp ligados ao condomínio que, o prefeito Caio Matheus renovou a concessão da portaria como se isso tivesse acontecido a pedido dela. “É com grande satisfação que informamos mais uma conquista para nosso loteamento. A nossa Portaria, portal de acesso do Morada, foi regularizada. Queremos agradecer ao Prefeito de Bertioga e todos proprietários e associados que lutaram para que isto acontecesse. Vamos seguir como se deve ser: portaria fechada e controlada”, escreveu o candidato à presidência do Morada da Praia, conhecido por Neyzinho, que, ainda postou uma foto dele ao lado do alcaide municipal, afirmando que foi tirada num evento realizado no residencial dos Portugas, pousada que fica dentro do loteamento, quando no caso o intuito desta reunião teria sido referente à determinação relacionada à portaria. Isso, em setembro do ano passado.
Contudo, quem observar a foto, vê que nela aparece o prefeito Caio Matheus, o vice Marcelo Vilares, o vereador Matheus Rodrigues, o ex-vereador Capellini, todos fazendo o “45” , número do PSDB, partido tucano, com as mãos. Esse momento aparenta muito ter sido retratado numa reunião política para dar apoio à reeleição do chefe do executivo e não, exatamente uma reunião para a renovação da determinação das regras alusivas ao portal de entrada do loteamento. Inclusive, a foto mostra que todos usavam uma especie de adesivo do referido partido em suas camisas, na região do peito.
Na foto acima, o prefeito e Neizinho. Abaixo o evento em que o candidato à presidência do Morada da Praia teria afirmado que foi em prol da renovação do decreto que legaliza o controle de acesso no portal de entrada do loteamento
De volta a mencionar os grupos de WhatsApp e falando sobre as postagens de Neizinho, existem associados do Morada que postaram o citar do não lembrar do referido encontro entre o opositor e o prefeito.
Um outro associado, também teria demonstrado e desconfiança nas postagens de Neizimho. “Acho que foi mais um encontro politico buscando acordo e apoio…”selinhos” nas camisetas é uma indicação disso. Enfim essa é a politica”. E teve até gente que se exaltou no uso das palavras sobre este assunto. “Hoje eu distante vejo como o Morada funciona…cada um vendo seu próprio umbigo e união para mudar o Morada para melhor nada … poder acima de tudo…”
FOI O PREFEITO QUE DISSE
E novamente destacando a reunião sobre a portaria do Morada, a única que existiu foi a que aconteceu neste último dia 19 de agosto. O prefeito Caio Matheus, ao lado do presidente do Morada da Praia, Gerson Trentino, disse na ocasião, num vídeo postado na página da prefeitura de Bertioga. ” Existe uma parceria entre a prefeitura e o Morada da Praia e mais uma vez, renovamos este compromisso que já temos há tempos”. Neste caso, o alcaide demonstra de forma muito clara que não está com a oposição que é candidata à direção do loteamento.
O QUE DIZ A DIREÇÃO
O presidente Gerson Trentino assumiu a presidência da Associação em Junho do ano passado. Segundo ele, o Caio Matheus o comunicou, no mês seguinte, em julho, que o decreto que permite o funcionamento da portaria havia expirado. “Eu achava que o decreto era renovado automaticamente, pois o assessor do prefeito na época, não havia passado tal informação e nem deu andamento no processo para continuação do serviço de portaria. Foi o próprio prefeito que ligou para para mim e comunicou que a concessão deveria ser renovada. Imediatamente, fiz uma carta solicitando a renovação e a entreguei ao prefeito. Só que ele segurou o pedido porque era período eleitoral, e renovar a autorização na época poderia ser visto como ação eleitoreira e dar problemas para a candidatura dele”, explica Trentino.
O mandatário local destaca que enquanto a concessão não era autorizada, foram cumpridas as exigências do prefeito para a renovação dos serviços de portaria. “Numa reforma, modernizamos a entrada do loteamento, implantamos o reconhecimento facial, código QR, inadimplentes e locatários passaram a entrar pela portaria exclusiva para os associados usando o reconhecimento facial, não precisando mais entrar pela entrada principal, que ficou restrita apenas a visitantes e prestadores de serviços”, diz.
Gerson atribui a conquista da renovação do decreto que permite o controle de acesso na portaria do loteamento aos esforços da diretoria e dos funcionários, que se empenharam para que as exigências da municipalidade fossem cumpridas. Quanto à publicação no grupo de whatsapp da oposição feita por Neizinho, Trentino disse ter ouvido falar, e que tal atitude o deixou triste, pois não é verdadeira.
“O prefeito nos procurou, avisou sobre a renovação do decreto, nos instruiu como deveria ser feita. Assim, cumprimos as exigências do município. Na época também, em julho do ano passado, o prefeito pediu que fizéssemos melhorias no Centro Comercial do loteamento. Os comerciantes do local haviam reivindicado isso para ele em 2018, mas por falta de entendimento com a antiga gestão, os trabalhos não foram feitos e nós estamos fazendo. Agradeço ao Poder Público, ao prefeito Caio Matheus e ao vice Marcelo Vilares por eles darem todo este apoio. Nos falamos por telefone constantemente. Eles nos recebem na prefeitura de braços abertos. Somos parceiros, participamos e colaboramos com projetos do município, um exemplo são os agentes da cidade. Trabalhamos em parceria com o Trânsito, Guarda Municipal, DOA, Polícia Militar, entre outros”, encerra.