Proprietário da Rafa Pizza conta como superou as dificuldades após quase fechar as portas em período pandêmico

“Tive medo de fechar as portas. Foi um medo maior do que o que senti quando quase fechei em 2018. Vi um filme passar na minha mente e me atormentar novamente”, explica Rafael

O novo ponto do Rafa Pizza fica à Rua Oscar Magrini, 343, de frente ao pronto-socorro do Centro e logo será inaugurado

O proprietário da pizzaria Rafa Pizza, Rafael Emídio destaca que os atuais tempos da pandemia do Coronavírus foram os mais difíceis da vida dele e da existência de seu estabelecimento. Ele inclusive afirma que no começo deste ano de 2021, se alguém lhe falasse que a empresa iria passar por uns dos momentos mais complicados, não acreditaria. “Tudo mudou em meses. Começamos o ano muito bem ao extremo. Feliz demais com tudo, pois ultrapassamos todos os recordes de vendas da pizzaria. Até paramos de servir esfihas, pois a demanda de pizza era grande demais. Porém, por conta da pandemia, começamos a cair em queda livre. Onde só eu e apenas eu sei o que passei. Confesso aqui que fiquei sem saber o porquê de tudo isso acontecer e o que fazer para reverter a situação. Tive medo de fechar as portas. Foi um medo maior do que o que senti quando quase fechei em 2018. Vi um filme passar na minha mente e me atormentar novamente”, explica Rafael ao Extra.

O empresário conta que teve que investir em algo novo que auxiliasse nos seus ganhos. No caso, investiu num (táxi) como uma válvula de escape. Entretanto, Rafael comenta esse serviço não surtiu o resultado que ele queria. Ainda conforme o proprietário da Rafa Pizza, os negócios estavam indo tão mal que a unidade matriz da pizzaria que fica em Bertioga, estava perdendo em faturamento para a de Caruara. Emídio explica que a estrutura da matriz sempre foi maior e melhor que a da filial na área continental de Santos. “Temos aqui um time maior em números de funcionários e um sistema de funcionamento melhor que o da Rafa Pizza de Caruara, no auxílio aos pizzaiolos e esfiheiros.Tínhamos cinco motoboys, hoje temos quatro. Pensei por diversas vezes em diminuir o quadro de funcionários. Pensei, onde erramos? Onde eu errei? Inclusive, há pouco tempo tive que fazer um sacrifício de diminuir um motoboy, o que muito me doeu. Um jovem o qual conheço desde pequeno Admiro a garra dele e a luta. Mas, tive que fazer isso, infelizmente. Não foi fácil”, conta.

O empresário comenta que ficou pensando sobre seu quadro de funcionários na situação de tentar mantê-los em serviço em prol do estabelecimento. Contudo, se tivesse que diminuir, ele relata como seria. “Pensei, vou deixar dois na cozinha, um no atendimento, dois motoboys e fecho todas as segundas-feiras. Era o certo a se fazer, pensei, mas como todos sabem, eu nunca gostei de mandar ninguém embora e, algo em mim nunca deixou isso acontecer, pois isso sempre será a última das últimas opções. Foi difícil ver a insatisfação dos motoboys porque praticamente não tinham entregas para eles realizarem”, enfatiza.

Rafael Emídio ressalta que foi muito questionado por outros comerciantes porque ele deu férias para alguns motoboys, no sentido de que a Rafa Pizza prejudicaria os concorrentes, porque estes não trabalham dessa forma, pois só pagam a diária apenas. “As pessoas só pensam no seu próprio umbigo. Rebati os questionamentos deles com outras perguntas: então, não vale a pena valorizar os funcionários? O senhor já se colocou no lugar deles? Se fosse o senhor lá, não gostaria de ser valorizado e ter um tempinho de férias remunerada? Como previsto, não tiveram respostas para me dar”, frisa.

Empreendedor que é, Emídio recordou um momento em que prometeu a si mesmo que nunca iria desistir de seus objetivos de vida. E ele disse assim: “É fazendo as coisas que as coisas acontecem, eu não posso parar. Então eu fiz! Notei que precisava de um novo ponto comercial para melhor atender a clientela. Procurei muito e não estava encontrando, mas como não desisti, chegou o momento de encontrar. Assim, cumpri com a promessa que fiz a mim mesmo, fazendo ela valer. Encontrei o ponto que estou prestes a inaugurar”, acentua o empresário, ainda contando que estava sem quase nenhuma condição financeira para negociar o local onde será o novo Rafa Pizza. “Juntei o que tinha e o que não tinha e fui com fé e coragem que iria dar certo e deu. Cheguei por inúmeras vezes em casa desanimado, desmotivado. Tive que me controlar, controlar meus pensamentos. Mas eu fiz. Falei a mim mesmo que iria conseguir e não cheguei tão longe para desistir. Mesmo quando nada mudava e cada vez mais caia o movimento. Tinham muitas contas para pagar, e inicialmente não paguei mais nenhuma conta além dos funcionários e contas extremamente necessárias como, Internet, telefone, sistema, caixas de pizza, e nada mais”, explica.

O empresário relata que passou por dias em que, com dificuldades, fazia as compras para a casa dele. Levava apenas o essencial, num caso em que o supérfluo se tornou proibido. “Tracei uma meta para poder levantar a pizzaria. E para isso tive que trazer apenas o básico para casa. E nessas horas difíceis recebemos julgamentos até de quem a gente considera. Foi complicado me motivar e motivar os funcionários nesse momento. Mas as esperanças estão renovadas. O movimento está voltando a aumentar com muitos pedidos de pizzas e esfihas. Hoje nossa empreitada é ir para o tudo ou tudo, sempre, com muito otimismo, pois, quando a gente passa por cima das dificuldades, o que se ganha, é força para superar qualquer coisa. Agora, ao invés de demitir estou contratando. Ao invés de olhar para o problema, estou fazendo o renascimento acontecer. Só tenho a agradecer a todos os funcionários e clientes. Vocês são tudo para mim e a pizzaria Rafa Pizza só existe por causa de vocês”, enaltece o empresário Rafael Emídio, que está prestes a inaugurar o novo ponto, onde será possível a clientela chegar com a família, sentar e saborear as mais deliciosas pizzas e esfihas que a casa oferece. A nova pizzaria Rafa Pizza fica à Rua Oscar Magrini, 343, de frente ao pronto-socorro do Centro.