CONHEÇA A HISTÓRIA DA SUBWAY, UMA LOJA QUE CRESCE JUNTO COM BERTIOGA
O proprietário Gustavo fala sobre um empreendedorismo que vem dando muito certo tanto em Bertioga quanto em Cubatão
O empresário Gustavo Bandeira de Carvalho, juntamente com o irmão Fernando Bandeira de Carvalho, toca em frente as franquias Subway de Bertioga e de Cubatão. Esta é uma rede norte-americana de restaurantes fast food, com especialidade em vendas de sanduíches e saladas. Foi fundada em 1965 pelo criador Fred De Luca e Peter Buck. É considerada a rede de franquias que mais rapidamente cresceu no mundo, tendo mais de 44 mil restaurantes espalhados em 98 países.
O empreendedor Gustavo, tem 44 anos, é paulistano legítimo, nascido no bairro Moema. O pai dele é um oficial da Polícia Militar e a mãe, professora. A família de Gustavo possui residência na capital paulista, mas tinha também terras em Vargem Grande Paulista (cidade interiorana, localizada na Zona Sudoeste da Região Metropolitana de São Paulo). Porém, ele passou grande parte da infância e adolescência na cidade do interior, até por causa da proximidade do município com a capital. “São Paulo era mais para estudar”, diz.
E o tempo passou, seus pais venderam os bens de Vargem Grande em 2010 e compraram uma casa na Riviera de São Lourenço. Nessa época, Gustavo trabalhava como executivo na área financeira da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Com a troca do interior para o Litoral, ele começou então a frequentar Bertioga. Logo, passou a procurar oportunidades de negócios na cidade. Começou a pesquisar e ficou sabendo que a “Cacau Show” estava expandindo suas franquias na Baixada Santista. Gustavo apostou no investimento e, em 2011, abriu uma loja em Bertioga.
Assim sendo, o empresário gostou tanto do município que, em 2012 nele veio morar. Nesse referido ano ele resolveu empreender em outro negócio e inaugurou no município, uma loja da franquia “Subway”, além de uma outra em Cubatão – Baixada Santista. Este trabalho foi crescendo muito e o empreendedor resolveu trabalhar apenas com ele, sendo que no ano de 2018, ‘passou adiante’ seu contrato de franquia da Cacau Show.
As lojas da Subway prosperam demais a, tanto em Bertioga como em Cubatão num sucesso absoluto. “Em Bertioga, o empreendimento acompanha o crescimento da cidade. Na Temporada, as vendas superam as expectativas”, explica o proprietário. A Subway de Bertioga atende o público de Boracéia ao Caruara (Área Continental de Santos). As vendas delivery são um sucesso. As entregas nesse sistema atendem de São Lourenço ao Caruara. De acordo com Gustavo, o delivery é sucesso também em Cubatão, cidade mais centralizada do que Bertioga para serviços de entrega.
A PANDEMIA
Em 2020 o coronavírus chegou ao Brasil e a pandemia cresceu rapidamente afetando todos os tipos de negócios. Sendo assim, o Subway de Bertioga utilizou-se das medidas provisórias instituídas pelo Governo Federal para conseguir manter os salários dos funcionários e não demitiu ninguém da equipe. “Claro que no começo da pandemia foi um sacrifício, mas graças ao delivery conseguimos sobreviver e pagar as contas”, ressalta Gustavo. Conforme ele, as lojas de Bertioga e de Cubatão estão bem em termos de faturamento. O empresário inclusive, diz estar satisfeito com as franquias. “Os lanches da Subway são conhecidos, eles têm receitas exclusivas, o cliente monta o sanduíche do jeito dele, do jeito que quiser e gasta quanto quiser”, comenta.
ANIVERSÁRIO DE BERTIOGA
E quando o assunto é Bertioga, município cujo seu aniversário acontece no dia 19 deste mês de maio, Gustavo e a equipe Subway desejam tudo o que há de excelente para a cidade. Na opinião do empreendedor, Bertioga é o município que mais se desenvolve na Baixada Santista, o qual continua oferecendo oportunidades para quem quer trabalhar. “Agradeço de coração tudo o que conquistei nesta cidade maravilhosa que está crescendo cada vez mais, expandindo também as oportunidades que abraçam seus trabalhadores”, conclui o empresário.