TARTARUGA VERDE É ENCONTRADA MORTA EM GUARATUBA

O animal pode chegar a pesar 200 kg em fase adulta

Na segunda-feira, 12 de Abril, uma tartaruga-verde (Chelonia mydas) foi encontrada morta na faixa de areia da praia de Guaratuba. O réptil estava em estado de decomposição e tinha um fio preso na nadadeira esquerda. Um funcionário de um hotel próximo ao local do achado, chamado Igor Previatti, conta que por volta de 16h30 viu uma grande quantidade de urubus na areia e decidiu ir até o local.

O biólogo Eric Comin afirma que o animal encontrado era uma tartaruga-verde. Ele disse que a principal ameaça é a pesca de emalhe, que é a famosa rede. A tartaruga-verde pode chegar pesar até 200 kg e até 1,43 metros de comprimento. A espécie, que é herbívora, costuma se alimentar de algas marinhas, mas quando mais novas também comem caranguejos, medusas e esponjas.

Segundo o Instituto Gremar que resgatou a tartaruga-verde já em óbito, apesar da realização do exame de necropsia, não foi possível determinar a causa da morte do animal devido ao avançado estado de decomposição. Mas, notou-se um fio amarrado à nadadeira esquerda e diversos fibropapilomas (lesões benignas) pelo corpo.

O Gremar ainda destaca que tartarugas-verdes jovens, de aproximadamente 50 cm de tamanho, são avistadas com frequência no litoral, pois se alimentam de algas em costões rochosos da região. A espécie costuma sofrer impactos severos da ação humana, principalmente, por ingestão de lixo e afogamento por serem capturadas em redes de pesca acidentalmente.