NÚMEROS DE ENTERROS AUMENTAM EM 54% COM RELAÇÃO AO INÍCIO DO ANO DE 2019
A marca de 111 sepultamentos ocorreu neste ano, em 84 dias. Enquanto no ano anterior inteiro, os números chegaram a 381 enterros. Em 2019, foram 299
Mesmo com muita gente não acreditando nos números da contaminação do covid-19, seja nos de contaminados ou nos de mortes, há outros números que podem comprovar o caos relacionado à pandemia. No caso, a imprensa local publicou que, em Bertioga mesmo, o número de sepultamentos aumentou em 13 óbitos, em comparação a janeiro, fevereiro e março de 2019. Comparando com os três meses iniciais de 2020, foram 6 enterros a mais.
Desde o início da pandemia, foram registradas 73 mortes pela covid-19 no município, até ontem, dia 25. Medidas mais rígidas de isolamento (Lockdown) foram adotadas desde segunda (22) e seguem até 4 de abril. As médias de enterros até março crescem 54% em relação à 2019. A marca de 111 sepultamentos ocorreu neste ano, em 84 dias. Enquanto no ano anterior inteiro, os números chegaram a 381 enterros, e em 2019, foram 299 enterros. Funcionários do cemitério de Bertioga, dizem que o espaço está ficando pequeno para tantos enterros, sendo que alguns corpos de túmulos com o tempo contratado já vencido, estão sendo exumados com mais pressa, quando antes da pandemia, chegavam a permanecer por um tempo que ultrapassava a data prevista para a exumação.
É afirmado que a Prefeitura de Bertioga oferece o serviço de luto gratuito às famílias que não têm condições de arcar com as despesas através da Secretaria de Desenvolvimento Social Trabalho e Renda, com o intuito de facilitar a documentação para o funeral. Uma análise do perfil social da família é realizada e o serviço funerário entra em contato com a referida secretaria para o proceder documental necessário para o enterro.