FALHA HUMANA FAZ IDOSO TOMAR VACINAS DIFERENTES CONTRA COVID

Ele chegou a receber uma dose de CoronaVac em 10 de fevereiro, mas ao retornar em 3 de março para a segunda dose, recebeu a vacina da Oxford/AstraZeneca

Um idoso de 93 anos recebeu duas doses diferentes de vacinas contra a covid-19. Segundo a prefeitura, o caso foi isolado e provocado por falha humana. Assim ocorrendo, João Raimundo de Sousa tomou a primeira dose da CoronaVac em 10 de fevereiro, mas ao retornar em 3 de março para a segunda dose, recebeu a vacina da Oxford/AstraZeneca.

Algumas horas após o ocorrido, os profissionais perceberam a confusão e foram até a casa do idoso comunicar o erro. João foi informado de que ficaria em acompanhamento para monitorar uma possível reação, e ainda que precisaria tomar a segunda dose da vacina de Oxford.

Entrevistada pela imprensa da região, a filha de João contou que avisou às enfermeiras que o pai dela havia tomado a CoronaVac. “Falei para as duas enfermeiras que me atenderam que ele tinha ido tomar a segunda dose do Butantan, ela preencheu uns papéis, pegou o cartão de vacinação e entrou na enfermaria para pegar a vacina. Nessa sala, eu informei uma terceira enfermeira de que ele iria tomar a segunda dose da CoronaVac”, contou Fatima Regina de Sousa Miguel.

Fatima ainda relatou que o susto ao descobrirem o erro. “Eu fiquei assustada, perguntei o que tinha acontecido e elas disseram que o meu pai tinha tomado a dose da vacina que não era do Butantan. Eu gelei, pensei que ia dar uma reação. Ele não teve nada, está bem”.

Apesar do bom estado de saúde do idoso, ainda não há estudos sobre o uso de duas doses diferentes. Embora sejam observados poucos efeitos adversos, ainda não se sabe sobre o funcionamento da imunização nesse caso. Por isso, não é recomendável que a imunização seja feita dessa maneira.

Fonte: G1