RAIO CAI EM RESIDÊNCIA EM SANTOS E MENINA DE 9 ANOS É INTERNADA COM QUEIMADURAS GRAVES

A família necessita de mantimentos, roupas eletrodomésticos que foram danificados no início de incêndio o que houve na casa

Entrevistado pela imprensa local, Lucas Roberto Pacheco, de 27 anos, que é pai de Isabele Cristina, de 9 anos de idade, que sofreu queimaduras de 2° e de 3° grau após um raio cair em sua casa, conta como a crítica a situação aconteceu. O raio caiu na residência onde mora, no dia 4 de fevereiro deste ano, no Morro Santa Maria, isso por volta das 21h30. Ele estava no quarto da casa com a esposa, duas irmãs, cinco filhos e mais três sobrinhos. Enquanto isso, outras pessoas estavam na cozinha, cômodo mais atingido pelo raio.

O homem destaca aqui viu tudo explodindo, mas não sabia que era um raio. De acordo com ele, além de estourar todas as tomadas da casa, o raio chegou ao disjuntor, que também explodiu, pegou fogo e bloqueou a passagem para fora da residência. Lucas relatou que a casa foi tomada por fumaça e as pessoas já estavam sentindo falta de ar. Ele jogou água no disjuntor para apagar as chamas. Entretanto, o avisaram que não era para ter feito isso, porque a casa estava energizada e que a água é condutora de energia.

A saída da casa estava molhada, mas todos conseguiram sair. As mulheres e algumas das crianças sofreram queimaduras de 2º grau. Elas foram levadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central, onde receberam oxigênio, medicação e tratamento para as feridas. A filha Isabele precisou ser encaminhada à Santa Casa de Santos com urgência e está em observação na UTI. Ela recebeu a maior parte da descarga elétrica e sofreu queimaduras no pescoço, braço, cabelos e até sobrancelha. Inclusive ela chegou a ser intubada devido à queimadura no pescoço, que poderia atingir as artérias respiratórias.

Pedaços de concreto foram arremessados no momento do raio, quase acertando as pessoas que estavam dentro da casa

Infelizmente, a casa que a família morava de aluguel ficou destruída após ocorrido. Lucas afirmou que o raio atingia as tomadas, partes do concreto das paredes explodiam e eram arremessadas e por sorte não atingiu ninguém. Momentaneamente a família está em um cômodo emprestado, enquanto tentam alugar uma nova residência para viverem, já que a anterior teve a parte elétrica e parte da construção comprometidas. Os eletrodomésticos e eletroeletrônicos queimaram devido às explosões. O pai de família conta que os colchões, os armários, além das roupas e outros pertences da família, pegaram fogo. Quem puder colaborar doando móveis, roupas eletrodomésticos, pode se dirigir à Rua da Constituição, 346, no bairro Paquetá, em Santos. A família agradece.

A Defesa Civil de Santos confirmou que um raio caiu no imóvel no Morro Santa Maria, causando um princípio de incêndio e ferindo pessoas. Além disso, foi notificada para vistoriar o local e recomendou apoio à Subprefeitura Morros para que o imóvel volte a ter condições de habitabilidade. A família foi orientada a procurar o Cras Nova Cintra, caso precise de auxilio como cestas básicas, materiais de higiene, novos documentos, etc. Outros dois imóveis também foram afetados pelo raio, sem vítimas, mas também com danos na parte elétrica.