Luiz Rossini é reeleito como presidente do Parlamento da RMC, para o biênio 2025-2026; confira a nova diretoria

Em reunião realizada no Plenário do Legislativo campineiro, na manhã desta sexta-feira (21), os representantes das Casas de Lei dos 20 municípios que formam o Parlamento da Região Metropolitana (RMC) definiram a composição da diretoria para o biênio 2025-2026. Em chapa de consenso, o vereador Luiz Rossini (Republicanos), que preside a Câmara de Campinas, foi reeleito presidente do Parlamento da RMC, tendo como vice-presidentes Hélio Silva (presidente da Câmara de Sumaré) e Beto Carvalho (presidente da Câmara de Monte Mor) – confira a composição completa da diretoria mais abaixo.

“O Parlamento da RMC tem sido uma referência. Somos, inclusive, procurados por presidentes de outras regiões do Estado que querem emular nosso formato, modo de atuação e funcionamento, fortalecendo as câmaras como um todo. Mostramos para as cidades que o Poder Legislativo, que é o poder originário, é fundamental para os municípios. Além do executivo, são os vereadores que trabalham para atender as demandas da cidade e a sociedade precisa reconhecer esse papel”, afirmou Luiz Rossini.

O presidente eleito do parlamento complementou: “O Parlamento da RMC, ao unir vereadores e Câmaras diferentes, potencializa essa força do Poder Legislativo e envolve outros ente políticos nas lutas comuns das cidades, além de promover a troca de experiências, realidades, iniciativas e projetos de lei e políticas públicas que funcionam em uma localidade e podem ter sucesso nas demais.”

Rossini destacou ainda que, além da presença de vereadores das 20 cidades que encheram a galeria do Plenário, esteve presente o vice-prefeito da cidade, Wanderley Almeida (PSB), o Wandão. Representando o Poder Executivo de Campinas, ele também fez questão de enaltecer a importância do colegiado regional.

“Se reuniram aqui hoje dezenas de vereadores de diversos municípios, o que mostra importância e relevância do parlamento. A gente sabe que é na porta do vereador que a população bate primeiro, o contato inicial da demanda é sempre com o vereador. Temos que enaltecer a coragem e a disposição dos vereadores, que colocam as vidas a favor da comunidade”, disse.

Wandão lembrou ainda que o prefeito Dário Saadi (Republicanos), que estava em Brasília nesta manhã, irá presidir o Conselho da RMC, que reúne os prefeitos da Região Metropolitana. “Tanto o Conselho quanto o Parlamento são fundamentais, pois nossas cidades da região têm inúmeras agendas comuns. A chuva e as enchentes, os impactos do clima e mosquito da dengue, por exemplo, não respeitam divisas ou barreiras geográficas”, concluiu.

Além da definição da diretoria, o Parlamento da RMC (que voltará a se reunir em Hortolândia, na manhã de 28 de março) também definiu a formação das comissões temáticas. São elas: Saúde; Educação; Meio Ambiente; Transporte, Logística e Infraestrutura; Segurança Pública; Desenvolvimento Social e Cidadania; Habitação; Defesa da Vida e da Família; Políticas contra as Drogas; Esportes; Defesa e Proteção dos Animais; e Turismo e Cultura.

Das doze comissões – as últimas três foram criadas durante a reunião de hoje -, duas serão presididas por vereadores de Campinas: Carmo Luiz (Republicanos) ficou à frente de Transporte, Logística e Infraestrutura, e Nelson Hossri (PSD) irá coordenar a de Políticas contra as Drogas. Confira a composição de cada comissão no vídeo no final deste texto, que mostra a íntegra da reunião desta sexta-feira.

Diretoria do Parlamento da Região Metropolitana de Campinas

Presidente: Luiz Rossini, de Campinas

1º Vice-presidente: Hélio Silva, de Sumaré

2º vice-presidente: Beto Carvalho, de Monte Mor

1º Secretário: Adalberto Bergo Filho (Dal do Betoca), de Santo Antônio de Posse

2º Secretário: João Rafael Cavenaghi, de Pedreira

3º Secretário: Oseias Domingos Jorge, de Nova Odessa

1º Tesoureiro: Ramon Lamartine de Moraes, de Morungaba

2º Tesoureiro: Rodrigo Reis de Souza (Rodriguinho), de Jaguariúna

Conselho Fiscal

Alexandre Perez, de Indaiatuba

Daniel Laranjeira, de Hortolandia

Aparecido Lopes da Silva Lima (Cido Urso), de Holambra

Suplentes

João Paulo Paulela, de Pedreira

Júlio César Santos da Silva (Kifú), de Santa Bárbara D´Oeste

Pedro Bernarde, de Paulínia

Texto e foto: CMC