Campinas Innovation Week 2025 será em junho. Prefeito participa do lançamento
Esta segunda edição do evento transformará Campinas em polo da ciência, tecnologia e inovação. Serão quatro palcos, com estrutura especial de luz e som, para expor e debater o que de mais avançado está disponível no setor

Esta segunda edição do evento transformará Campinas em polo da ciência, tecnologia e inovação. Serão quatro palcos, com estrutura especial de luz e som, para expor e debater o que de mais avançado está disponível no setor
A Prefeitura de Campinas lançou oficialmente nesta quarta-feira,19 de fevereiro, a segunda edição do Campinas Innovation Week – CIW. O evento vai acontecer novamente no prédio do Pátio do Relógio, no completo ferroviário, na Vila Industrial, entre os dias 9 e 13 de junho. A realização é do município, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação.
A exemplo da primeira edição, realizada no ano passado, Campinas irá se transformar em um epicentros de inovação do país. O planejamento foi apresentado durante cerimônia no Paço Municipal, que contou com a presença do prefeito Dário Saadi e da secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi além de autoridades, representantes de empresas de tecnologia, associações profissionais e parceiros.
O prefeito Dário Saadi lembrou que a primeira edição ficou na história de Campinas e superou as expectativas de todos. “E temos certeza de que este ano o Campinas Innovation Week volta pra reforçar a posição de Campinas como capital da inovação, tecnologia e conhecimento. A cidade tem um ecossistema fantástico e reunir tudo isso e mostrar o que é produzido é essencial,” afirmou.
A secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi, fez a apresentação e pontuou os destaques desta edição do Innovation Week, reiterando o papel aglutinador do evento. “Nós começamos reunindo alguns eventos que já existiam para ampliarmos sua projeção. Agora, estamos retomando e criando uma curadoria, com o Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação para tornar o evento ainda maior, para marcar a cidade. Importante ressaltar a participação da Prefeitura de Campinas no que diz respeito à criação de políticas públicas para este setor,” afirma Flosi.
O CIW será realizado de 9 a 13 de junho, no prédio da oficina de locomotiva da Companhia Mogiana de Estrada de Ferro (Prédio do Relógio), uma área de 7.500 m². A área reservada para as atividades contará com quatro palcos, 500m² de LED e estrutura de som, iluminação e efeitos especiais.
Além da Prefeitura de Campinas, outras parceiras fazem parte do projeto como a ACIC (Associação Comercial e Industrial de Campinas) responsável pela execução, e o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, além da Fundação Fórum Campinas e a Venture HUB, responsáveis pela correalização.
Números
Na primeira edição, o evento gerou cerca de 700 empregos diretos e indiretos; e movimentou a rede hoteleira, que ficou com ocupação de 70%.
O setor de serviços, em especial o de alimentos, também teve grande impacto positivo, com a geração de cerca de 800 empregos diretos e indiretos.