Prefeitura entrega Estação BRT Parque das Bandeiras / Ipaussurama

Com a entrega da última estação, Corredor Campo Grande está 100% operacional; prefeito Dário Saadi marcou presença

Estação fica no canteiro central da avenida John Boyd Dunlop, na altura do Shopping Parque das Bandeiras, entre as estações

Com o atendimento de quatro linhas do BRT Campo Grande, a Estação BRT Parque das Bandeiras / Ipaussurama foi oficialmente entregue à população pelo prefeito Dário Saadi nesta sexta-feira, 7 de fevereiro. A operação das linhas começou por volta das 10h: as paradoras BRT20 e BRT25 e as semiexpressas BRT21 e BRT26. A entrega conjunta envolveu a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e as secretarias de Transportes (Setransp) e de Infraestrutura. E é parte das ações dos 100 dias da gestão municipal.

Dário Saadi: o BRT melhorou o trânsito nos dois corredores e gerou desenvolvimento econômico

Esta é a última estação do BRT Campo Grande a entrar em funcionamento, tornando o corredor 100% operacional. Ela fica no canteiro central da avenida John Boyd Dunlop, na altura do Shopping Parque das Bandeiras, entre as estações Roseira/PUCC e Bandeirantes.

O prefeito Dário Saadi lembrou que “quando assumimos a gestão municipal, o BRT já estava muito avançado. Mas era necessário finalizar obras muito importantes e isso nós fizemos. Essa é uma obra monstruosa e, assim, Campinas vai avançando. O BRT vai além do benefício aos usuários do transporte público. Com obras de pontes e viadutos, o BRT melhorou muito o trânsito nesses dois corredores e gerou desenvolvimento econômico”.

Cerca de 32 mil pessoas utilizam as linhas do BRT Campo Grande todos os dias

Para o presidente da Emdec, Vinicius Riverete, “este é um dia muito importante para os cerca de 32 mil usuários das linhas do BRT Campo Grande, que passam por aqui todos os dias, principalmente para quem utiliza e trabalha no Shopping Parque das Bandeiras. O BRT é um dos legados que o prefeito Dário Saadi deixa para o transporte e quem ganha com essa entrega é a população”, disse.

O secretário de Infraestrutura, Carlos José Barreiro, também celebrou a inauguração. “Estamos muito felizes de entregar essa estação, que fecha a série de melhorias realizadas em prol do desenvolvimento da região do Campo Grande. É inegável o desenvolvimento que o BRT trouxe para essa região. Essa obra é um marco para a cidade”, disse.

Durante a cerimônia, houve uma menção em homenagem ao colaborador da Emdec, Renzo Pavoni, que faleceu na última quinta (06/02) e atuava como gerente da Divisão de Projetos de Mobilidade Urbana (DPM), tendo colaborado para a implantação do BRT campineiro e para a expansão do sistema cicloviário.

A cerimônia contou com a presença do secretário de Transportes, Fernando de Caires; do Superintendente Regional da Ancar Ivanhoe Shopping Centers, Sergio Eiji Nagai; da Superintendente do Shopping Parque das Bandeiras, Mariana Mendes; dos diretores da Emdec Luiz Carlos Sardinha (Operações) e Thiago Rossi Risco (Planejamento e Projetos), além de gestores e coordenadores. Também participaram da entrega o presidente da Câmara Municipal, Luiz Carlos Rossini, além dos vereadores Edison Ribeiro, Higor Diego, Marrom Cunha e Nick Schneider.

Operação das linhas

O atendimento à nova estação BRT não alterou os intervalos e programação horária das linhas. A BRT20 parte do Terminal Campo Grande e circula com intervalos de sete a oito minutos nos picos, em dias úteis. A BRT25 parte do Satélite Íris e circula todos os dias, com intervalos de nove minutos nos horários de maior demanda, em dias úteis. As duas chegam até os terminais Mercado e Central, além do Corredor Central (Rótula).

Os usuários que desejam seguir diretamente para o Centro contam com as linhas semiexpressas BRT21 e BRT26, com menos paradas e deslocamento ainda mais rápido. Elas circulam de segunda a sexta-feira, nos horários de pico (4h45 às 9h; 15h30 às 19h30). A BRT21 parte do Terminal Campo Grande e vai até o Terminal Mercado. Tem intervalos de 12 minutos durante o dia e nove a noite. A BRT26 parte do Satélite Íris e vai até o Terminal Mercado, com intervalos de 20 minutos.

Sobre a estação

A construção da estação, da passarela de pedestres sobre a avenida JBD e do pavimento de concreto do entorno da estação foi viabilizada por meio de um Termo de Acordo e Compromisso (TAC), firmado entre o Shopping Parque das Bandeiras e a Prefeitura de Campinas, no valor de R$ 15,2 milhões. A Prefeitura investiu R$ 3,2 milhões na execução do pavimento rígido em trecho complementar, desde o final do campus II da PUC Campinas até o encaixe do novo viaduto da rodovia dos Bandeirantes.

Ela segue o padrão das estações BRT, conta com estrutura metálica, pisos em granito e acessibilidade. E integra o Lote 2 / Trecho 2 do Corredor BRT Campo Grande. O espaço recebeu nova comunicação visual nos painéis de informações e faixas informativas foram fixadas para orientar usuários sobre as travessias seguras.

O acesso dos usuários à estação é feito pela nova passarela de pedestres. Para utilizar as linhas, os usuários devem acessar as catracas eletrônicas, por meio de Bilhete Único ou QR Code. As catracas PNE (pessoas com necessidades especiais) são exclusivas para pessoas com mobilidade reduzida e idosos.

Assim como ocorre na Estação BRT Aurélia, a Ipaussurama contará com um sistema com alarme sonoro para acionamento das catracas PNE, que é liberada remotamente a partir da Central de Monitoramento.

Segurança dos pedestres

Para orientar a correta travessia dos pedestres e garantir a segurança na circulação, a Emdec instalou gradis metálicos no entorno da nova estação, que direcionam para a passarela. Na manhã desta sexta (07/02), equipes da Emdec distribuíram materiais informativos e orientaram os usuários sobre a operação das linhas e a importância de utilizar a passarela de pedestres para acessar a estação com segurança.

Fotos: Fernanda Sunega