José Mauro Dedemo Orlandini, primeiro prefeito eleito de Bertioga após sua emancipação em 1991, relembra a história da Avenida 19 de Maio, principal entrada da cidade e símbolo de seu progresso. Arquiteto e urbanista, Orlandini governou o município entre 1993 e 1996, e novamente de 2009 a 2016, desempenhando papel crucial na transformação da cidade mais jovem da Baixada Santista.
Em entrevista ao Jornal 19 de Maio, ele conta como, em 1984, enquanto administrador regional do então distrito de Bertioga, abraçou o desafio de criar uma via que conectasse a cidade ao futuro. “Naquela época, a entrada de Bertioga estava prevista para ser a Rua Vasco da Gama, atual Manoel Gajo, mas ela seria estreita e inadequada para o crescimento que prevíamos. Quando descobri o projeto da Avenida Enseada III, decidi lutar para torná-lo realidade”, recorda.
Com apoio do então prefeito de Santos, Oswaldo Justo, e do secretário estadual de Transportes, Adriano Murgel Branco, Orlandini conseguiu viabilizar a construção da avenida, mesmo enfrentando dificuldades, como a sobreposição de terrenos de loteamentos e a falta de mapas precisos. “Foi emocionante quando o secretário me ligou dizendo que o projeto havia sido aprovado. Era o início de uma nova era para Bertioga”, relembra.
Finalizada antes mesmo da emancipação, a via foi entregue em 1987 com o nome de Enseada III e renomeada mais tarde como Avenida 19 de Maio, em homenagem ao plebiscito que definiu a independência de Bertioga, realizado em 19 de maio de 1991. “No primeiro aniversário da cidade, cortamos uma fita simbolizando a independência. Foi um momento inesquecível”, relata.
Hoje, a avenida é um importante corredor comercial, abrigando empresas e serviços que impulsionam a economia local. Orlandini destaca a evolução da região e a importância de projetos como o Centro de Eventos, que está sendo concluído na avenida pelo atual prefeito, Caio Matheus. “Cada prefeito tem sua visão, e fico feliz em ver a continuidade de iniciativas que fortalecem a cidade”, afirma.
Para Orlandini, a Avenida 19 de Maio representa mais do que uma obra urbana. “Ela simboliza o nascimento de Bertioga como cidade e o início do nosso desenvolvimento. Cada vez que passo por ela, sinto orgulho de tudo que construímos juntos”, conclui.