VALÉRIA BENTO BUSCA RETORNAR À CÂMARA DE VEREADORES
UMA DAS PARLAMENTARES MAIS ATUANTES NA HISTÓRIA DA POLÍTICA LOCAL, SEU PRINCIPAL FOCO É A LUTA POR MORADIAS POPULARES
Valéria Bento é mãe solo, formada em Letras, investigadora de polícia aposentada e elegeu-se vereadora em 2012 (quando dividiu com a médica Beth Consolo o título de primeira mulher eleita para a Câmara de Bertioga) e em 2016, quando foi a única vereadora eleita naquele pleito.
Em 2020, apesar de ter obtido votação expressiva, os números não foram suficientes para conseguir a reeleição. “Nesses quatro anos que fiquei sem mandato, nunca parei de trabalhar pelo que acredito”, Valéria Bento disse. Ela ressalta que o direito à moradia é uma das suas principais bandeiras de luta.
Valéria Bento destaca que a saúde é muito importante para ela, que conseguiu vencer o câncer duas vezes. “E a educação também, uma vez que formei uma filha médica, na batalha, mãe solo”, ela frisa. “De repente, a saúde e educação são importantes na minha vida”, completa.
“A Guerreira”, como Valéria Bento é chamada pelos amigos e apoiadores que acompanham sua trajetória, nasceu em São Paulo e mudou-se para Bertioga em1996. Tendo trabalhado 28 anos na cidade como policial civil, a segurança pública, claro, está entre as pautas que ela representa.
Símbolo de luta contra desigualdades, Valéria Bento também está entre as primeiras mulheres negras a ocuparem cargos de vereadora na Baixada Santista. “Hoje, o sentido da minha luta continua sendo para que todos tenham casa, tenham comida na mesa, educação e saúde de qualidade. E vou continuar lutando por isso”, ela garante.
Valéria Bento diz ser candidata a vereadora novamente porque ainda tem metas a cumprir. “A situação da casa própria, que venho lutando desde a época de vereadora, que eu batalhei pelo condomínio Caminho das Árvores, foi uma batalha minha”, ela afirma.
“Lá atrás, quando o lugar era só mato, quando ninguém acreditava que iriam sair todas as torres que saíram, eu estava lá com o povo. Na época, diziam que era politicagem. Agora, que está realizado, tem um monte de político querendo nadar de braçada lá!”, Valéria Bento comenta.”Eu continuei caminhando, visitando a periferia, ajudando o povo carente”, ela finaliza.