CANDIDATO TENTA IMPEDIR DIVULGAÇÃO DE PESQUISA BADRA, MAS PERDE NA JUSTIÇA ELEITORAL
RESULTADO DO LEVANTAMENTO PARA A PREFEITURA E CÂMARA FOI DIVULGADO DIA 11, NO TELEJORNAL LITORAL URGENTE, PELO APRESENTADOR LUCIANO FACCIOLI
Uma juíza eleitoral da 272ª Zona Eleitoral de Santos negou o pedido do candidato a prefeitura de Bertioga pelo Republicanos, vereador Matheus Del Corso Rodrigues, 37, no último dia 10, terça-feira, para que uma pesquisa de intenção de voto realizada pela Badra Comunicação na cidade, entre os dias 2 e 6 de setembro, tivesse a divulgação impedida.
Uma das alegações apresentadas pelo parlamentar na liminar requerida para tentar impedir a veiculação dos números da sondagem, referia-se à uma suposta falta de informações sobre “o espalhamento geográfico” do levantamento. Porém, após as razões apresentadas pela Badra Comunicação, o Ministério Público Eleitoral concluiu que “(…) a pesquisa ora impugnada poderia ter sido complementada até o dia seguinte da divulgação, com as informações referentes à abrangência territorial (…)”.
Em linha com o parecer do MPE, a magistrada responsável julgou improcedente a representação movida por Matheus Rodrigues, determinando a cassação da liminar e, consequentemente, autorizando a divulgação dos resultados da pesquisa, que foram noticiados no telejornal Litoral Urgente, apresentado por Luciano Faccioli, no último dia 11, quarta-feira.
A Badra Comunicação realizou pesquisas de intenção de voto em todos os nove municípios da Baixada Santista, simultaneamente, entre os dias 2 e 6, respectivamente segunda e sexta-feira. Das cidades pesquisadas, Bertioga foi a única que teve a divulgação do resultado impugnado devido a liminar requerida pelo vereador e candidato a prefeitura. Os outros oito municípios ficaram sabendo as preferências dos seus eleitores no dia 7, sábado, no programa especial sobre as eleições 2024, da TV Thathi Band Litoral.
“LANTERNINHA”
No caso de Bertioga, a pesquisa Badra aponta que Marcelo Vilares, o atual vice-prefeito da cidade, estaria liderando a corrida à prefeitura com 46,3%; seguido por Matheus Rodrigues em segundo lugar, com 29%; e Valdizar Albuquerque na “lanterninha” com 1,1%.
LEGISLATIVO
Na pesquisa para a Câmara, o vereador Gilmar Barbosa, o Guarujá, aparece no topo da lista. Na sequência, aparecem os nomes dos vereadores Eduardo Pereira, Macário, Elisângela Pedroso, Carlos Ticianelli, o do ex-vereador Valdir do Indaiá, Daize do Povo, vereador Taciano Goulart, Gatino Lopes, vereadora Renata Barreiro, ex-vereador Toninho Rodrigues entre outros.
Em entrevista a TV Thathi Band Litoral, o analista de dados da Badra Comunicação, jornalista Maurício Juvenal, teria avaliado o comportamento de Matheus Rodrigues como “pra lá de questionável”. Segundo o especialista, o argumento apresentado pelo vereador candidato a prefeito “não se sustenta técnica e juridicamente em pé”.
Para Juvenal, Matheus Rodrigues teria agido como “sensor, tentando esconder da população o resultado da pesquisa”. Ele aponta ainda, como “mais grave”, que Matheus teria gravado um vídeo “afirmando que havia irregularidades” na pesquisa. “Sempre quem não tá em primeiro reclama e as vezes até quem tá em primeiro reclama também”, o analista disse.