DR XAVIER LEVANTA A BANDEIRA DA SEGURANÇA PÚBLICA

EM MARÇO DE 2023, ELE REAGIU A ASSALTO, DESARMOU E MATOU O BANDIDO

João Xavier dos Santos Neto

O advogado João Xavier dos Santos Neto, o Dr. Xavier, 39 anos, é candidato a vereador pelo Partido Progressistas (PP) e traz a segurança pública; segunda maior preocupação da população bertioguense, atrás apenas da saúde; como principal proposta de campanha. “Como alguém pode ser cidadão em plenitude se não tem segurança para ir e vir? Para trabalhar, para estudar, para passear ou mesmo para ficar em casa?”, ele comentou.

Em março do ano passado, o próprio Dr. Xavier e a família viveram momentos de tensão nas mãos de quatro criminosos armados que invadiram a casa, localizada próximo da Rodovia Rio-Santos, no Bairro Sítio São João. Na ocasião dos acontecimentos, ele aproveitou o descuido de um dos ladrões, entrou em luta corporal, desarmou e atirou contra o peito e o abdômen do bandido. Logo em seguida, o advogado disparou na direção dos outros marginais que conseguiram fugir.

O criminoso baleado pela própria arma chegou a ser socorrido e encaminhado ao hospital local, mas não resistiu e morreu na unidade. Dr. Xavier disse que, apesar de ter lutado com o bandido, não incentiva as pessoas a reagirem a assaltos. “Foi aí que despertou em mim a vontade de ingressar na política, para olhar para esses bairros, olhar para esses cidadãos que estão abandonados pelo poder público, tanto municipal quanto estadual”, ele lamentou.

Dr. Xavier disse que após o ocorrido reuniu-se com moradores do bairro e, juntos, fizeram um abaixo-assinado pedindo às autoridades competentes um ponto de estacionamento para uma viatura da polícia militar ou da guarda municipal. “Encaminhei esse abaixo-assinado a companhia de polícia militar e a secretaria municipal de segurança e, até hoje, a gente não recebeu resposta de nenhum desses órgãos”, ele criticou.

Matheus Rodrigues e Dr Xavier

Buscando mais segurança, Dr. Xavier mudou-se com a família para um apartamento no centro da cidade. “Pensei que estaria seguro, mas não, na porta do meu condomínio ocorrem furtos, pessoas são roubadas na calçada, no ponto de ônibus, todo dia a gente tem notícia de que algum comércio foi assaltado na localidade, a farmácia, a loja de alianças, a clínica de fisioterapia etc”, ele disse.

“Olha como a criminalidade está abusada, indivíduos armados roubando em plena luz do dia e ninguém faz nada. Então, decidi levantar a bandeira da Segurança Pública para treinar melhor os nossos guardas municipais e para que a Guarda Municipal seja amiga da sociedade. Até mesmo porque, como diz na Constituição Federal, eles são guardas patrimoniais. Mas como eles querem fazer o trabalho policial, então, que seja bem feito, com treinamento, para saber atender a população”, Dr. Xavier destacou.

Nascido em Santos, Dr. Xavier é pós-graduado em Direito Penal e mestre em Direito da Saúde. Pai do Pietro, 15, e da Maria, 5, ele vive o segundo casamento há três anos com Júlia Maria. O advogado pertence a uma família de antigos moradores do Sítio São João. “Pioneiros que já habitavam a localidade na época em que a Rio-Santos era apenas uma trilha no mato”, ressaltou.

É anotar para conferir lá na frente!