Agosto Verde – Palácio dos Jequitibás e Torre do Castelo iluminados celebram Mês da Primeira Infância

Iniciativa da Prefeitura busca destacar a importância da atenção integral às crianças de zero a seis anos de idade


Iniciativa da Prefeitura busca destacar a importância da atenção integral às crianças de zero a seis anos de idade

A Prefeitura de Campinas, por intermédio do Plano Primeira Infância Campineira (PIC), celebra o Mês da Primeira Infância iluminando o Palácio dos Jequitibás (Paço Municipal) e a Torre do Castelo com a cor verde. Agosto é o mês dedicado à conscientização da sociedade sobre a importância da atenção integral às gestantes, às crianças e suas famílias em todo o território nacional.

De acordo com o coordenador do comitê intersetorial do PIC, Thiago Ferrari, a iluminação do Paço Municipal visa destacar a importância desta fase no desenvolvimento infantil. “A primeira infância começa na gestação e vai até os 6 anos de idade. Esse período é fundamental para o desenvolvimento humano porque as experiências, os estímulos e as interações que acontecem nessa fase geram impactos para toda a vida”, destacou.

A Lei Federal nº 14.617, sancionada em 2023, instituiu agosto como o Mês da Primeira Infância. A aprovação da lei foi uma conquista relevante para todos porque durante o mês de agosto, o poder público, em todo o País, deverá disseminar a importância do desenvolvimento de políticas, de programas, de ações e de atividades para garantir prioridade e efetivação dos direitos da criança nos primeiros anos de vida.

Ferrari informa que pesquisas apontam que os primeiros mil dias de vida da criança constituem um período fundamental para o desenvolvimento de habilidades que servirão como base para o aprendizado na escola e na fase produtiva da vida adulta. “Precisamos entender que a criança é um sujeito de direitos hoje e não um cidadão do futuro”, ressaltou o coordenador.