8 DE MARÇO – DIA INTERNACIONAL DA MULHER: QUAL O VERDADEIRO SIGNIFICADO DA DATA PARA ELAS
*Brenda Vasques
“FEMINISMO, FEMININO… QUANTO MAIOR O DESAFIO, MELHOR”
“Ser mulher é um desafio, simplesmente por poder ir e vir sem abordagem nas ruas, por estarem vestidas ou sem vestidos, sem idade ou com idade, cabelos curtos ou longos, vermelhos ou azuis, corpos perfeitos, tênis ou sapatos altos, o julgamento persistindo insistentemente em nossas aparências. Serem mães, recatadas, comportamentais, casadas, submissas, solteiras, livres, repletas de preconceitos. Julgamentos feitos por nós mesmas? Culpa de uma sociedade milenar? Mulheres, homens e afins?
Como diz a música: Dizem que a mulher é o sexo frágil, mas o homem sempre quer uma mulher só dele e o filho sempre carente dessa força feminina, mas Mulher, mulher “Do barro de que você foi gerada”, realmente temos que ter muita sapiência. Isso é um elogio? Mas fico aqui imaginando, tantos homens carentes precisando dessa força feminina, pendurados em teus peitos e veio a inspiração para decantar você nessas homenagens.
Feminismo ou feminino? Sonho com a igualdade, bem como ficar a favor da mulher, onde seus direitos são aceitáveis e respeitados, equidade em todos os aspectos da vida. Discriminação deveria ser apenas uma utopia distante, as mulheres merecem acreditar mais em seu potencial, somos capazes de ir muito além, contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade, nunca sermos acima de outros, dos homens, por exemplo, mas sim, buscar o respeito e reconhecimento dos nossos dons e talentos, independentes de gênero, corpo, fragilidades, sem precisar enfeitiçar, mas de se amar e fazer o que gosta.
A mulher livre, sem culpas, tem uma força que ninguém consegue chegar aos seus pés. “
(*Brenda Vasques é sócia-proprietária das franquias Maria Brasileira e Clínica Estética Emagrecentro – unidades Bertioga, Especialista em Empreendedorismo e Plano de Negócios – USP SP; Master in Business Administration, Comércio Exterior e Marketing; e Bacharel em Economia)