MORADORES “MAIS ANTIGOS” FALAM DA EVOLUÇÃO DAS CHÁCARAS VISTA LINDA
ALGUNS DISSERAM QUE QUANDO CHEGARAM NA LOCALIDADE “SÓ O QUE EXISTIA ERA MUITO MATO”
Um grupo de moradores das Chácaras Vista Linda, que já moram no local há mais de 20 anos, conversou com a reportagem do EXTRA e, no diálogo com o jornal, assinalou que ao chegar na localidade viram que havia poucos indícios de progresso e muito mato. Mas, a situação melhorou muito, resumiram.
Entre os “desbravadores” das Chácaras Vista Linda está a comerciante Alba Regina. Dona do Restaurante Bom Paladar, ela mora no bairro há 23 anos. “Quando cheguei aqui só tinha a Rua do Porto de Areia, Chácaras Vista Linda”, afirmou.
“Agora está uma maravilha, com melhoria na infraestrutura, na questão da saúde. O bairro vai evoluindo bem”, disse ela. “A gente fala com conhecimento de causa porque quando chegamos aqui não tinha nada”, reiterou. “Agora as Chácaras Vista Linda são nota 10”, pontuou a moradora. “O prefeito anterior – Orlandini – trabalhou bem e esse atual – Caio Matheus – melhorou ainda mais o nosso bairro”, elogiou.
Mario Pereira Barreto, morador há 20 anos do bairro, faz observações de que “muita coisa ainda precisa melhorar”. De acordo com ele, as ruas precisam receber mais serviços de manutenção com obras de saneamento básico (esgoto). Barreto também reclama do problema relacionado à água que chega muito fraca nas casas.
É a “baixa pressão” e também a falta de água. Problema crônico que sempre acontece na Alta Temporada, quando a cidade recebe forte fluxo de turistas. O morador também faz crítica ao “postinho” de saúde da localidade que, segundo ele, não atende bem a população do bairro. “E assim a gente vai indo com paciência e esperança de que um dia a coisa vai melhorar”, lamentou Barreto.
O comerciante Fábio Mariano Alves , proprietário do Restaurante Princesinha, que tem o comércio há 12 anos e mora no bairro há 10 anos, falou que embora a Chácaras Vista Linda tenha evoluído bastante. “Ainda tem muita coisa para melhorar”, ele cita um problema que tem de ser resolvido pela Secretaria de Segurança que é relacionado aos moradores em situação de rua, “que vagam pelo bairro”. “É preciso uma solução a esse problema”.
A outra situação é que o próximo prefeito olhe menos para os turistas e mais para as pessoas que moram em Bertioga. “O próximo gestor tem de dar continuidade às obras de melhorias. Não precisa fazer coisas para o turista ver e depois ir embora, precisa trabalhar para melhorar a vida dos bertioguenses que precisam de um lugar melhor para viver.
MORADORES EM SITUAÇÃO DE RUA PREOCUPA OS BERTIOGUENSESA
aposentada Adegenária Santos, conhecida como Deise, mora há 28 anos na Chácara Vista Linda. Apesar de duras críticas relacionadas ao que se espera da prefeitura no tocante a realização de obras ela pondera.
“O bairro melhorou bastante, mas ainda deixa muito a desejar”, afirma e aponta. “Tem essas valas enormes que vivem cheias de água contaminada, é um risco para a nossa saúde. Uma obra mal feita por uma máquina fez a água ficar represada na rua. E agora quando chove a água entra dentro das casas. O que era para nos ajudar acabou prejudicando”, diz a moradora cuja casa fica na Rua Aprovada 613.
Ela e outros moradores também criticam o grande contingente de moradores em situação de rua que circulam pelo bairro, o que deixa os moradores inseguros e temerosos de possíveis ações delituosas.
“Já reclamamos dessa situação para a vereadora Renata Barreiro, que sabe do problema mas também tem as mãos amarradas. Eles alegam o direito de ir e vir e a situação fica nesse pé com ninguém fazendo contra isso que gera desconforto e insegurança a todos”, reclamou a moradora.
Nesse sentido a moradora aponta a contradição. “Quando cheguei aqui era mato fechado, mas antes tinha segurança, Veja a minha situação eu pago taxa de luz mas em frente da minha casa não tem iluminação, não tem um poste. Antes, quando só era mato, a gente tinha segurança”, comparou.
PARLAMENTAR
Todos os moradores fizeram comentários elogiosos acerca dos trabalhos do vereador Gilmar Barbosa, o Guarujá. “É um cara que ajuda o bairro. Ele veio de baixo, ganhou vaga na Câmara de Bertioga e continua no bairro”, afirmam em coro. “Depois que ele foi eleito é que realmente a Chácaras Vista Linda parece que passou a constar no mapa de trabalhos da prefeitura de Bertioga”, finalizaram.
VISTA LINDA
A comerciante Bernardete Oliveira dos Santos, a Bel, chegou ao bairro em 1994. Hoje dona da Cantina da Bel, comércio que ela já tem há 18 anos, a moradora afirma que não tem o que reclamar de nada. “Vim para passear e me estabeleci na cidade. Percebo que Bertioga cresceu muito e vai crescer muito mais. Gosto da evolução que o bairro vem tendo e acredito que o próximo prefeito vai saber dar continuidade ao bom trabalho que está sendo realizado”, falou.