“BERTIOGA É MEU LAR, DEFENDO E SEMPRE DEFENDEREI COM MUITO TRABALHO E DEDICAÇÃO”, DECLARA VALDIZAR

Valdizar Albuquerque

Em comentários de bastidores muito se fala sobre a política bertioguense e, o nome de Valdizar Albuquerque é sempre citado nessas conversas como “apoiador do prefeito Caio Matheus”, “desafeto de político X e Y” ou mesmo como pré-candidato ao Executivo Municipal, em potencial, por ter boa influência na Assembleia Legislativa de SP (Alesp) e no Congresso Nacional, em Brasília, com diversos políticos e legendas, trânsito conquistado pela sua história de trabalho. Lembrando que ele também já foi pré candidato ao Paço Municipal e na ocasião retirou a candidatura para apoiar o PSDB.

Valdizar tem uma história política marcada pela atuação no movimento sindical, onde atualmente é presidente do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho no Estado de São Paulo (SINTESP). Ele também é 2° secretário estadual de saúde da Força Sindical – SP e membro da Comissão Tripartite Permanente Paritária – CTPP no Ministério do Trabalho. Já foi diretor regional Sudeste da Federação Nacional dos Técnicos de Segurança e também deputado estadual suplente . Ele é profissional formado na área de Saúde e Segurança do Trabalho e em Gestão Ambiental, com Licenciatura em Educação Profissional de Nível Médio com habilitação em Meio Ambiente.

Trabalhou em diversas empresas privadas em São Paulo, exerceu docência sendo professor na Rede Senac e no Centro Paula Souza (ETEC), onde acumulou a função de Coordenador de Cursos. Foi ainda diretor de Comunicação da Revista Primeiro Passo por cinco anos e, até hoje é diretor Técnico da empresa Darmattma – Serviços de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente.

AMOR À CIDADE

Para quem ainda pouco sabe sobre quem é Valdizar Albuquerque e como ele construiu sua história em Bertioga, pode-se dizer que foi o presidente municipal do Partido Humanista da Solidariedade (PHS), sigla que foi incorporada ao Podemos, em 2019.

Foi também um dos fundadores do Grupo Mobilizador por Bertioga, formado em 2015 para acompanhar as discussões sobre a revisão do Plano Diretor, estando entre os que conseguiram barrar a época o projeto que, na opinião dos membros desse movimento, poderia ser danoso à cidade. Na ocasião, essa situação lhe rendeu até agressão física por parte de um integrante do grupo governista.

Valdizar também é um dos membros fundador do “Movimento Salve o Itapanhaú”, que realizou intenso debate contra a retirada de água de um dos principais rios da cidade e, com sua articulação culminou o fechamento da Rodovia Rio-Santos. Ele foi contra desde o início desse processo. Em Audiência Pública, ocorrida no Hotel 27, chegou a justificar perante todos os presentes o que poderia ser feito para resolver o problema de abastecimento de água na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) sem a necessidade da transposição.

Teve expressiva atuação à frente do Departamento de Operações Ambientais (DOA), no combate às invasões de 2017 até final de 2018. É defensor ferrenho do Programa Cidade Sustentável. Quando Chefe de Licenciamento Ambiental ajudou na reformulação das Resoluções Condema, projeto piloto de caçambas nas vias públicas. Ele também foi Coordenador de Gestão Cultural e Eventos, abrindo espaço para a cultura local. Na qualidade de bom ouvinte e empreendedor, segundo afirmam colegas que trabalharam com ele, viabilizou o “1° Maio Náutico de Bertioga” após sugestão da gestora de uma das marinas que participaram do evento.

Sua ligação com Bertioga foi iniciada quando ainda jovem, exatamente a 27 de Maio de 2000, tomou a decisão de vir morar no município por ter se apaixonado pelo local, que sempre visitava em seus momentos de lazer e descanso. Durante seu mandato de Assessor Parlamentar enviou várias emendas a Cidade para a infraestrutura urbana, turismo e saúde. Criou o Comitê da Frente Parlamentar contra Violência Doméstica de Bertioga, resultando na criação da sala DDM – Delegacia de Defesa da Mulher em Bertioga.