COM ENREDO ‘BAGUNÇANDO O CORETO’ NEM SANGUE NEM AREIA ESCOLHE SAMBA PARA 2024
A escolha do samba do bloco Nem Sangue Nem Areia para o Carnaval de 2024 ocorre no dia 9 de dezembro (sábado), a partir das 13h, no Industrial Pub. O enredo “Bagunçando o Coreto” contará a história e prestará homenagens aos coretos da cidade, espaços que se transformaram a partir do final do século 19 em sede de festas populares e manifestações públicas, que deram acesso à população em geral às apresentações artísticas e debates políticos até então restritos a uma elite.
Ao mesmo tempo, o enredo marca um novo local de concentração do bloco antes do desfile, que passará a ser na Praça Côrrea de Lemos, em frente ao Teatro Castro Mendes.
Durante a escolha do samba, os concorrentes serão acompanhados pelo grupo Alvorada, que fará uma apresentação especial, repleta de clássicos do samba de raiz, além da participação especial do DJ Maurício Tonetti e da bateria da Escola de Samba Estrela D’Alva.
O samba do Nem Sangue Nem Areia será definido por um corpo de cinco jurados, composto por músicos, artistas, jornalistas e nomes ligados ao segmento cultural de Campinas, que avaliarão critérios como música, letra e fidelidade ao enredo.
Homenagem a Helder Bittencourt
No mesmo dia e local será realizada uma homenagem ao inesquecível Helder Bittencourt, principal responsável pela volta do Nem Sangue Nem Areia, que nos deixou há 10 anos, no dia 9 de dezembro de 2013, com o descerramento de uma placa batizando a área externa do Studio Industrial como espaço cultural.
Durante o evento, haverá ainda uma campanha de doação voluntária de brinquedos e doces que serão entregues às crianças que participarão da festa de Natal promovida pela Associação Comunitária Ação e Inclusão da Vila Costa e Silva e Região.
História
Entre as décadas de 1940 e 1970, as ruas da Vila Industrial serviram como cenário para uma das mais tradicionais agremiações do Carnaval campineiro, o bloco Nem Sangue Nem Areia, uma referência ao filme “Nem Sangue Nem Areia”, protagonizado pelo comediante mexicano Cantinflas.
A inspiração veio tanto pela influência da produção cinematográfica, quanto pelo fato de a Vila Industrial ser um bairro que abrigava matadouros e curtumes, o que fazia com que a passagem de rebanhos pelas ruas do bairro fosse uma cena comum.
Já transformado em escola de samba, o Nem Sangue Nem Areia fez seu último desfile em 1976, e retomou suas atividades em 2009, quando voltou a ser uma referência do Carnaval de rua da Vila Industrial e de Campinas. Em 2024, o bloco de rua de Campinas fará o 14º desfile desde seu retorno.
Serviço
Escolha do samba do bloco Nem Sangue Nem Areia.
Data: 9 de dezembro de 2023 (sábado).
Horário: A partir das 13 horas.
Local: Industrial Pub (Rua Dr. Sales de Oliveira, 1163, Vila Industrial).
Couvert: R$ 25.
Mais informações com Paulo Reda (99202-0691) ou Roberto Cardinalli (99182-7760) .